Pedro Ribas/SMCS

Com muita música e alegria foi encerrada nesta sexta-feira (1º), na Rua da Cidadania do Tatuquara, a programação Aulas de Samba nas Regionais. As apresentações percorreram as dez regionais da cidade e animaram milhares de estudantes da rede municipal de ensino e moradores das comunidades.

O evento foi uma iniciativa do programa Linhas do Conhecimento, da Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

No Tatuquara, foram os alunos das escolas municipais Professor Osvaldo Arns e Professora Maria Ienkot Zeglin que aprenderam a história do samba e entraram no ritmo do carnaval. Na aula, o personagem Curitibinha apresenta o Senhor e a Senhora Samba e assim começa a narrativa que revela os maiores compositores do gênero.

Canções de Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Noel Rosa, Sinhô, Lamartine Babo, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, o curitibano Lápis, entre outros, foram apresentadas. Depois, as crianças se divertiram no bailinho de carnaval. Não faltaram serpentinas e confetes para colorir a festa embalada por professores do Conservatório de Música Popular Brasileira.

O prefeito Rafael Greca esteve no evento, tocou tamborim, cantou As Pastorinhas, eternizada na voz de Dalva de Oliveira, dançou com as professoras e os estudantes. “As crianças foram as protagonistas desse dia mágico de pré-carnaval em Curitiba”, disse Greca. “Curitiba é das crianças e das famílias. A ideia é que a cultura brasileira, brilhando em Curitiba, provoque nas famílias o sentimento bom da alegria. Viva Curitiba! Feliz Carnaval!”, disse Greca.

Welington Braian, 8 anos, escolheu e caprichou na fantasia: uma máscara de Salvador Dalí e macacão vermelho usados pelos personagens da série La Casa de Papel. No ano passado ele pulou o carnaval pela primeira vez e diz que adora a festa.

Rianna Maraia Oliveira, 9 anos, estava entusiasmada com o pré-carnaval vestida como a personagem Princesa Sofia. “Meus pais sempre me levaram para os bailes de carnaval desde que eu era pequena, adoro”, disse.

Já Hillary Alves, 9 anos, estava estreando no carnaval. “Eu estava ansiosa para vir hoje aqui, nunca tinha pulado carnaval e adorei a apresentação”, contou a menina.

Participaram do evento a secretária municipal da Educação. Maria Sílvia Bacila; a presidente da FCC, Ana Cristina de Castro; e o administrador da Regional Tatuquara, Jadir Silva de Lima.