Divulgação – Ford Fusion 2019: grade

A Ford apresenta a linha 2019 do Fusion, que ganha atualizações visuais na dianteira e na traseira e deixou de ser oferecido com o motor 2.5 flex aspirado de quatro cilindros e 175 cv. Agora, o sedã médio-grande é oferecido com três versões no país: SEL 2.0 Ecoboost, por R$ 149.990; Titanium 2.0 Ecoboost AWD, por R$ 179.900; e a hibrida Hybrid, com preço sugerido de R$ 182.990. 

As configurações de entrada e intermediária vêm com o motor 2.0 turbo Ecooboost a gasolina, também de quatro cilindros, com 248 cv e gerenciado pela transmissão automática de seis marchas – a Titanium conta com tração integral e a SEL, dianteira.

Já a opção Hybrid tem tração dianteira e combina o propulsor 2.0 a gasolina aspirado, de ciclo Atkinson, com um motor elétrico para entregar 190 cv com baixo consumo: a marca informa 16,8 km/l a cidade e 15,1 km/l na estrada. Quanto ao design, o novo Fusion exibe faróis mais angulosos, grade dianteira e para-choques redesenhados e lanternas traseiras novas, que agora exibem um friso cromado integrado.

Já na configuração de entrada, o novo Fusion oferece de série teto solar elétrico, outra novidade da linha 2019, mais oito airbags, cintos de segurança traseiros com airbags integrados, controles de tração e estabilidade, sensor de chave, partida do motor por botão, central multimídia Sync 3, ar-condicionado digital de duas zonas, bancos dianteiros aquecidos, freio de estacionamento elétrico e sistema start-stop, que desliga automaticamente o propulsor em paradas rápidas para poupar combustível.

As configurações Titanium e Hybrid acrescentam tecnologias semiautônomas de condução (monitoramento de ponto cego, alerta de colisão com frenagem automática de emergência mais detecção de pedestres, assistente de permanência na faixa, farol alto automático e assistente de estacionamento).

Saiba
Sedã pode estar em sua última geração
O Ford Fusion 2019 pode ser a última geração do sedã, cujos dias estão contados. Em maio passado, o novo presidente da companhia, James Hackett, anunciou que planejava retirar hatches e sedãs da gama da marca nos Estados Unidos. A razão é que ele queria investir no mercado de picapes e SUVs, que demonstram mais interesse do consumidor. Hackett afirmou que Fiesta, Fusion, C-Max e Taurus deixariam de ser vendidos no país. Como o Fusion é fabricado no México, de onde vai para os EUA e também vem para o Brasil, o mais provável é que também iremos perder o modelo.