A pesquisa Datafolha divulgada ontem pelo jornal Folha de S. Paulo conseguiu unir, mesmo quem em polos opostos, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e o deputado federal Fernando Francischini (PSL-PR). Ambos criticaram o resultado ou a forma como os dados foram apresentados. Gleisi disse que não se pode comparar os resultados, pois os cenários eram diferentes. “Como dizer q a prisão enfraquece Lula se os cenárioas pesquisados anteriormente são diferentes e, por isso, não podem ser comparados?!”,  apontou a senadora pelo Twitter. Alguns minutos depois, foi a vez do coordenador da campanha de Jair Bolsonaro (PSL-RJ). “A Pesquisa DataPT é tão “falceta”, margens de erro no limite, que nem criança acredita que Marina (herdeira da Esquerda) está empatada com Bolsonaro. Ande nas ruas e pergunte em quem cada um irá votar e descubra do que estou falando”, questionou Francischini.
Brancos e nulos em alta
Os diretores do Instituto Datafolha, Mauro Paulino e Alessandro Janoni, disseram ontem que a mais recente pesquisa, divulgada ontem,  chama a  atenção pelo alto número de nulos e brancos. Votos brancos e nulos somaram 21%.  “Um patamar inédito em pesquisas eleitorais  sobre a presidênciaa seis meses do pleito”, avaliam. Além disso, os demais candidatos não crescem e a maioria dos entrevistados não cita o nome dos presidenciáveis. Políticos paranaenses comentavam ontem que a eleição para o governo deve repetir o fenômeno da disputa pela presidência.  Na opinião deles, os três são velhos conhecidos dos eleitores e por isso não empolgam, Por aqui, os principais pré-candidatos confirmados são a governadora Cida Borguetti, Osmar Dias e Ratinho Jr. 
Alvaro alcança 5%  em pesquisa
O candidato paranaense a presidente, senador Alvaro Dias (Podemos) apareceu com índices que variam entre 3 e 5% na pesquisa eleitoral do Datafolha, divulgada ontem.  O curioso é que o patamar mais alto que Alvaro alcança é quando o cenário coloca  Haddad no lugar de Lula, e Temer, Meirelles, Rodrigo Maia e Flávio Rocha ficam de fora. Neste caso, Alvaro chega aos 5%. Para os analistas,  
E o Joaquim?
O presidente do PSB, Carlos Siqueira, avalia que o resultado da pesquisa Datafolha mostra o potencial da candidatura do ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa à Presidência da República. De acordo com a pesquisa, o ex-presidente do STF aparece em terceiro ou quarto colocado na disputa pelo Palácio do Planalto. A depender de quem são seus concorrentes, ele detém entre 8% e 10% das intenções de voto.Para ele, o resultado do Datafolha é “animador”. “Alguns postulantes estão há meses (na disputa) ou há mais de um ano, e estão igual ou abaixo (do ministro).” O presidente do PSB, no entanto,  disse que a candidatura de Barbosa ainda é incerta e que reuniões estão previstas para a próxima semana para tratar do assunto. Por meio de sua assessoria de imprensa, o ex-ministro disse que não comentaria o Datafolha.
Osmar mantém oposição tripla
O ex-senador Osmar Dias, pré-candidato do PDT ao governo do Paraná, reagiu com tranquilidade à postura de políticos do Podemos, de seu irmão Alvaro Dias, que declararam estar liberados para escolher qualquer dos candidatos ao governo estadual. A estratégia é atrair o maior número possível de deputados estaduais e federais à base de Alvaro, pré-candidato à presidência. Osmar afirma que só espera que não ofereçam palanque para seus adversários. Ele afirma que vai continuar apoiando o irmão, e em oposição aos demais candidatos ao governo oriundos do grupo de Beto Richa, como o deputado estadual Ratinho Jr. (PSD) e a goverandora Cida Borghetti (PP).
Reunião do secretariado
A governadora Cida Borghetti promove hoje, às 10 horas, reunião de trabalho com toda a equipe de governo. O encontro  contará  com secretários de Estado e dirigentes de empresas e demais órgãos públicos acontece no Gabinete de Gestão e Informações (GGI), no Palácio Iguaçu. A expectativa é de novos anúncios.