Emanuella Kalil

O compositor Franco das Camélias lança pelo Youtube o seu terceiro álbum, intitulado Artes e Metiês. O nome faz uma alusão a um museu parisiense de invenções: Musée des arts et métiers.

“O repertório desse trabalho reúne uma miscelânea de invenções sonoras, gravadas em épocas distintas. Uma canção como ‘Viagem ao centro do mundo’, por exemplo, eu compus em 2013, gravei em 2018 e relanço em um novo contexto”, conta o músico paranaense.

De uma safra mais recente de composições estão músicas como “Menino cigano sem lei”, “Floresta” e “Artes e Metiês” – esta última gravada já na condição atual de isolamento social.

Vale mencionar a presença de rocks como “Fornos de Óbidos” e “A Voz da Malta”, que ainda dialogam com um universo lusitano de seu segundo disco: Franco das Camélias e os Lusíadas (2017).

Apesar da diversidade de temas e sonoridades, vide uma música quase meditativa como “Floresta”, ou baseada em ruídos de um ambiente como “Winter”, o artista buscou criar um efeito de unidade dentro desse conjunto.

“Ao perceber que existiam possibilidades de combinações entre certas faixas, deixei de fora outras músicas e experimentações que já não se integravam a esse organismo sonoro. Talvez uma parte desse material que não teve espaço agora apareça no próximo álbum, já em andamento”.

Para escutar o álbum Artes e Metiês basta entrar no blog https://francodascamelias.wordpress.com ou acessar diretamente o canal do artista no Youtube.