As atividades na Vigília Democrática #LulaLivre em Curitiba começaram nesta quarta-feira, 18, com um bom dia ao ex-presidente comandado por Miguel Rossetto, ex-ministro nos governos dos presidentes Lula e Dilma Rousseff. Na Câmara, será lançada uma Frente pela Democracia, Soberania e Direitos.

Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia, em nota, informou que  arquiteto, escultor e ativista de direitos humanos argentino, Adolfo Pérez Esquivel, agraciado com o prêmio Nobel da Paz no ano de 1980, está em Curitiba para fazer uma visita e inspecionar as instalações na sede local da Polícia Federal onde o ex-presidente Lula encontra-se encarcerado como prisioneiro político.

Esquivel é o principal defensor da candidatura oficial de Lula ao Nobel da Paz. Ele argumenta que Lula merece a premiação por ter retirado mais de 30 milhões de pessoas da miséria. A pré-candidatura de Lula ao prêmio da academia sueca já conta com mais de 230 mil assinaturas pelo mundo e com o apoio de outro agraciado com o prêmio Nobel da Paz, o egípcio Mohamed El-Baradei

Representantes das centrais sindicais – CUT, Força Sindical, CTB, Nova Central, UGT, CSB – visitaram a Vigília Democrática #LulaLivre para iniciar os preparativos do 1° de maio unitário pela libertação do ex-presidente. As centrais sindicais pretendem reunir no 1° de maio unitário de 2018 em Curitiba de 30 a 50 mil trabalhadores e articulam a participação de grandes nomes da cultura nacional como os cantores Chico Buarque, Chico César e outros.