Os frequentadores do Pacaembu não serão afetados pelas mudanças iniciais que serão feitas a partir da troca dos administradores do complexo. O acesso do público à piscina, às quadras, aos ginásios (um poliesportivo e outro para tênis), às salas de ginástica e às três pistas de cooper continuará gratuito. A novidade é que a carteirinha necessária para ingressar no local será digital e o estacionamento interno (entrada pelo portão 23), pago – o valor não está definido. As vagas para carro na Praça Charles Miller continuam como são atualmente, gratuitas.

A partir deste sábado, quem quiser frequentar o complexo terá duas maneiras para fazer a carteirinha: ir até o estádio e realizar o cadastro ou acessar o site da concessionária, responsável pela gestão do local nos próximos 35 anos. O interessado terá de fornecer o número do RG e comprovante de residência. Quem já é sócio poderá entrar nos primeiros meses com a carteirinha antiga, mas precisará realizar o recadastramento.

A intenção é que todos façam a carteirinha virtual, que será identificada por smartphone, por meio de QR Code, nas catracas. A carteira física, de plástico, continuará sendo produzida, mas custará R$ 5. Para o uso das piscinas também continuará sendo necessário fazer exame médico no posto do próprio estádio.

“Toda a dinâmica de funcionamento permanece a mesma. O acesso será gratuito para toda população que é associada. A partir do dia 25, teremos novas catracas com controle de acesso”, disse o presidente da concessionária, Eduardo Barella.

O Pacaembu tem 79 mil sócios. A expectativa da nova gestão é dobrar esse número em 2020. Para isso, o consórcio pretende melhorar a qualidade dos serviços. “O Pacaembu não tem local para alimentação. Temos aspectos a melhorar do ponto de vista de segurança, conforto e alimentação”, entende Barella. O complexo estará aberto ao público diariamente, menos em dias de jogos e eventos.