Valquir Aureliano

O Campeonato Brasileiro começou. E neste domingo (28), às 16 horas, é vez de o Athletico estrear pela competição. O adversário será o Vasco, na Arena da Baixada, e o confronto marcará, curiosamente, também a primeira partida do time principal do clube paranaense contra outra equipe brasileira na temporada.

Isso porque o clube manteve neste ano a tradição de dividir o elenco em dois: o time de aspirantes – que disputou o Campeonato Paranaense e sagrou-se campeão – e o principal. Este último se dedica à Copa Libertadores da América, ao Brasileirão e à Copa do Brasil, além de competições curtas (como a Recopa Sul-Americana, diante do River Plate).

Até agora, considerando-se apenas o time principal, foram cinco partidas com três vitórias no ano, todas pela Libertadores. Ganhou todas as partidas em casa, perdeu todas fora. O Vasco, por exemplo, usou a mesma equipe no Estadual e na Copa do Brasil. Neste ano, já disputou 24 partidas.

Força máxima

Para este domingo, o técnico Tiago Nunes poderá contar com todo o time principal. Inclusive o meia-atacante Rony. Havia uma dúvida sobre a possibilidade de sua escalação na estreia no Brasileirão, já que o jogador havia sido expulso na última partida no Nacional em 2018 – vitória de 2 a 1 sobre o Flamengo. Contudo, o regulamento do Brasileirão diz que o jogador expulso em uma competição não precisa cumprir suspensão após o término da participação da equipe.

Nunes ainda indicou que o zagueiro Thiago Heleno, poupado na última quarta-feira (24) – quando o time perdeu para o Jorge Wilstermann por 3 a 2, na Bolívia – deve voltar à equipe. “Nosso foco é disputar o máximo de jogos possíveis com a equipe titular. Mudanças podem ocorrer por prioridades, dependendo da necessidade do jogo”, disse nesta sexta-feira (26) o técnico Tiago Nunes. “Para domingo, a ideia é colocar o que tem de jogadores mais adaptados à nossa ideia de jogo. E, em casa, tem que respeitar o torcedor e tentar ao máximo vencer”.

Adversário

O Vasco está sem treinador desde que demitiu Alberto Valentim (ex-lateral do Athletico), após ter perdido o título estadual para o Flamengo. Na última partida – vitória de 2 a 1 sobre o Santos – a equipe foi comandada pelo interino Marcos Valadares. A ideia é trazer o treinador português Jorge Jesus – ao menos, há uma negociação em andamento. Para este domingo, o clube carioca não poderá contar com o goleiro Fernando Miguel, o zagueiro Leandro Castan e o atacante Rossi, todos machucados.

Vasco é freguês

De acordo com o Futpédia, o Cruz-Maltino até levam vantagem no histórico de confrontos contra o Furacão pelo Campeonato Brasileiro. Em 40 jogos foram 17 vitórias do Vasco, 13 do Athletico e 10 empates. Os paranaenses levam vantagem nos gols marcados: 53 contra 59.

Mas nos últimos tempos, o Cruz-Maltino tem encontrado grandes dificuldades contra o Furacão. Desde 2011, venceu apenas duas de dez partidas (a última delas em 2015) e conseguiu outros três empates.

Mais que os confrontos recentes, entretanto, o retrospecto do Furacão jogando em casa anima. A última derrota como mandante para o Vasco (em Campeonatos Brasileiros) foi em 1998, dia 21 de outubro. Naquela ocasião, o jogo foi disputado na Vila Capanema e os cariocas, treinados por Antônio Lopes, venceram por 2 a 1, gols de Henrique e Donizete – Alex Oliveira descontou para os donos da casa.