Uma sequência de lances discutíveis do campeonato brasileiro em curso fez voltar à tona a possibilidade de colocar em prática, quase que imediatamente, o árbitro de vídeo. Ontem, em Águas de Lindóia, foi iniciado um curso preparatório, para que os recursos, com o auxílio da Globo, sejam disponibilizados já a partir das próximas rodadas. Entre votos contra e a favor, há toda uma discussão em torno. Hoje, mesmo com tantas câmeras em campo, ainda assim existem dúvidas ou interpretações diferentes sobre certos lances, ou porque os pontos de vista são mesmo diferentes ou porque sempre entram em jogo as preferências clubísticas de cada um. Evidente que o recurso da imagem, para cada partida, será usado só em algumas situações ou em casos de dúvidas extremas. Ainda bem. Fosse para tudo, o último São Paulo e Corinthians, por exemplo, iniciado domingo, 11 da manhã, com toda certeza não teria terminado até agora.


Pé atrás
Não existe uma ordem expressa, mas jogadores e até dirigentes do Corinthians passaram a evitar participações e entrevistas aos programas esportivos da Band. Uma represália às atitudes da apresentadora Renata Fan, do ‘Jogo Aberto’, que já jogou uma camisa do time no chão e teria extrapolado nos comentários de um gol de mão na semana passada.

Sitcom
Tom Cavalcante encontrou na televisão paga a oportunidade de não ficar preso a formatos e já apresentou trabalhos como ‘Partiu Shopping’ e ‘Multi Tom’, ambos no Multishow e em parceria com a Formata. Dentro desta proposta, ele deverá gravar, ainda nas próximas semanas, o piloto de uma nova comédia de situações para o mesmo canal.

Rodízio (1)
A proposta da Globo em distribuir suas principais estrelas por todos os horários merece ser destacada. Nesta terça-feira, por exemplo, estreia ‘Tempo de Amar’ na faixa das 6, liderada simplesmente por Regina Duarte e Tony Ramos. Só isso.

Rodízio (2)
E já se pode confirmar também a escalação de Christiane Torloni em ‘Verão 90 Graus’, na fila das 7, escolhida para substituir ‘Deus Salve o Rei’. Christiane será a grande vilã da novela de Izabel de Oliveira e Paula Amaral, sob a direção de Jorge Fernando.

Novos tempos
Ainda em relação a ‘Verão 90 Graus’, ficou decidido também que suas primeiras gravações irão acontecer em Guarda do Embaú, uma praia localizada no município de Palhoça, Santa Catarina. Como se observa, ao contrário de outros tempos, a Globo tem investido cada vez mais em locações dentro do Brasil no planejamento de suas novelas, séries e superséries.

X 9
Pessoal da redação da Band já tem o nome e sobrenome daquele que se encarrega de atualizar o diretor André Luiz Costa sobre tudo o que acontece e é conversado lá dentro. O serviço só está momentaneamente desativado porque a figura em questão entrou em período de férias.

Digital
Em reunião do Gired – Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV, na manhã de ontem, em Brasília, ficou estabelecido que Salvador e Fortaleza irão desligar o sinal analógico nesta quarta-feira. Respectivamente, as duas cidades apontaram 93% e 91% de domicílios habilitados para recepção do digital.

Ao contrário delas
Sobral e Juazeiro, que no cronograma estabelecido foram colocadas ao lado de Salvador e Fortaleza, não atingiram o percentual mínimo nesta quarta-feira. No que diz respeito a essas duas localidades, foi estabelecido novo prazo para fevereiro do ano que vem.

Elenco
Endemol e Record continuam fazendo mistério em relação ao elenco do especial ‘Dancing Brasil’, com gravações a partir de outubro e exibição em dezembro. Entre os nomes já falados, como Ticiane Pinheiro e Mion, circula na emissora a informação que Lisa Valastro, mulher do Buddy; Joelma (ex-Calypso) e Buchecha também foram procurados e fechados para o programa.


Olívia Torres e Vitória Strada vivem Tereza e Maria Vitória em ‘Tempo de Amar’. Foram criadas juntas, mas não sabem que são irmãs.


Bate – Rebate

  • Uma piscina de dinheiro foi montada para a gravação da nova campanha da Tele Sena com Tiago Abravanel.
  • O Multishow, tecnicamente, fez uma cobertura das mais interessantes do ‘Rock in Rio’. Marcou presença o tempo todo e nada passou batido. Agora por que não usar nessas transmissões mais especialistas em música?. O pessoal escolhido para fazer este trabalho, na edição encerrada, caprichou em ser muito ruim do primeiro ao último dia.
  • No confronto direto domingo, o ‘Encrenca’ da Rede TV! bateu o ‘Pânico na Band’ em SP por 5,1 a 4,7. Essa alavanca foi boa para o ‘Dr. Hollywood’, que saltou de 1,8 da estreia, para 2,6 no segundo programa. 
  • É curiosa, no mínimo, a tentativa de algumas pessoas nas redes sociais em querer analisar as performances dos participantes de realities shows. Hoje, ‘A Fazenda’, como questão. Vamos combinar que até para os especialistas, psicólogos ou psiquiatras entre eles, será sempre um grande desafio.
  • O Rede TV News estreia nesta terça-feira a série ‘Paraguai: novo destino da economia’, que aborda a chegada de centenas de indústrias brasileiras no país após o anúncio de uma política de incentivos. Serão três episódios apresentados pelo enviado especial Giovani Cesar, que entrevistou empresários que resolveram apostar no Paraguai.

C´est fini

Branco Mello e Emerson Villani assinam a trilha sonora de ‘Cidade Proibida’, outra estreia da Globo nesta terça-feira, ambientada no Rio de Janeiro dos anos 1950. Segundo a dupla, o trabalho destaca um toque de modernidade, com muitos instrumentos de sopro e parte eletrônica, mas tendo o cenário musical e nomes fortes do período como inspiração: início da Bossa Nova, o Cassino da Urca, Dolores Duran, Maísa, Orquestra Tabajara e Dalva de Oliveira. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!