O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) realizou operação, nesta quinta-feira (6), para o cumprimento de três mandados de busca e apreensão em Curitiba e na Região Metropolitana. Três pessoas foram conduzidas ao GAECO para prestar depoimento, uma delas, cartorário. Mandados de busca também foram cumpridos nas casas de alguns dos envolvidos. 

O GAECO de Guarapuava investiga suspeita de fraudes a escrituras públicas de imóveis no Tabelionato de Notas de Pinhão, onde diligências também foram realizadas nesta quarta-feira. No local, foram encontrados indícios de irregularidades em diversas escrituras. O livro onde são lavradas as escrituras públicas foi encaminhado para o juiz-corregedor dos Cartórios Extrajudiciais da Comarca de Pinhão, para eventual abertura de procedimento administrativo. 

Um dos cartorários investigados já tinha sido afastado temporariamente de suas atividades, em 2012, em função de ação de improbidade administrativa proposta pela Promotoria de Justiça de Pinhão. 

A vítima de uma das fraudes procurou o GAECO, recentemente, afirmando ter sido coagida a retirar sua reclamação. Por esse motivo, a Justiça decretou medida cautelar de proibição de contato dos investigados com a testemunha.