Quatro policiais militares foram presos em flagrante na noite de quarta (6) em São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Segundo as informações de Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), os policiais presos pertencem ao 17º Batalhão da PM de São José dos Pinhais.
A prisão teria sido em decorrência de uma denúncia de um suspeito. Depois de revistarem o carro da vítima, sem encontrarem nada de irregular, os policiais exigiram dela dinheiro, ameaçando “plantar” drogas e munições em sua casa se não fossem atendidos. Foi acertada a entrega do dinheiro para horas depois. Ainda de acordo com a denúncia, esse suspeito chegou a negociar um valor e teria combinado de fazer a entrega de R$ 16 mil aos policiais na noite de quarta. Esse suspeito teria então procurado o Gaeco e ofereceu a denúncia. A fim de facilitar a identificação, o suspeito marcou as cédulas de dinheiro. Após a entrega, eles foram seguidos e abordados pelo Gaeco. Os policiais tentaram fugir, o que resultou numa perseguição de mais de três quilômetros, até que os policiais foram alcançados.
Foram encontrados com três dos PMs três revólveres 38 com as numerações raspadas e munições variadas (inclusive estrangeiras). No console da viatura, havia uma caixa de fósforos com pequena quantidade de substância semelhante a crack. Entre os pertences de um dos soldados foi encontrada também uma “mixa” (instrumento para abrir fechaduras).
Em nota, a Polícia Militar informou que os soldados estão à disposição do GAECO e das investigações e a PM vai colaborar para o esclarecimento dos fatos. com desvios de conduta de seus integrantes. Se comprovada alguma irregularidade as medidas de expurgo e saneamento serão tomadas pela Corregedoria Geral da PM .