Divulgação Gastromotiva – Projeto usa a gastronomia para inserir e capacitar jovens de baixa renda no mercado

A desigualdade, a falta de acesso à educação de qualidade e o desemprego são alguns dos principais desafios a serem encarados pela sociedade brasileira. E em Curitiba, um projeto de gastronomia social tem ajudado a mudar a realidade de centenas de pessoas. É o Gastromotiva, que capacita jovens de baixa renda em cursos profissionalizantes na área gastronômica e os insere no mercado de trabalho.
Criado em 2006 pelo curitibano David Hertz, um dos grandes impulsionadores da gastronomia social no mundo, a Gastromotiva marca presença desde o segundo semestre de 2016 na Capital paranaense, contando com a parceria da Universidade Positivo (UP) e de diversos restaurantes da cidade. Outras cidades com a atuação da organização são Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Cidade do México. Ao todo, mais de 5 mil pessoas já foram capacitadas.
Em Curitiba, a cada ano são abertas duas turmas, uma em cada semestre, com 50 vagas. Os cursos têm duração de cinco meses e, além de aprender uma nova profissão, os participantes recebem aulas de cidadania e colocam em prática alguns princípios da organização, como educação alimentar e combate ao desperdício de comida.
Não à toa, um dos objetivos do curso é formar os jovens para que se tornem multiplicadores sociais, retornando às suas comunidades para empreender no setor de alimentação, gerando mais empregos nesses locais. Em outros casos, recebem ofertas de emprego de restaurantes parceiros do projeto para iniciarem suas carreiras.
Para participar das aulas, contudo, é preciso passar por um processo seletivo e atender a alguns requisitos, como ter entre 17 e 35 anos de idade; renda familiar de até 3 salários mínimos; e Ensino Médio em curso ou completo. No curso, os alunos tratarão de assuntos como ecogastronomia (para compreender a cadeia de valor do alimento) e empreendedorismo (ára que os participantes criem seu próprio plano de carreira).
As inscrições podem ser feitas pelo site da Gastromotiva (http://gastromotiva.org/cursos-gratuitos/). São três opções de curso, um voltado para profissionais que querem atuar como auxiliar de cozinha, outro para quem deseja empreender ou já empreende no meio gastronômico e um terceiro, ofertado exclusivamente no Rio de Janeiro, para cozinheiro profissional. As inscrições ficam abertas durante todo o ano, mas a abertura de novas turmas depende da demanda e do calendário específico de cada cidade onde a organização social atua.

Projeto apoiou Hackaton UP Gastronomia em Curitiba em agosto
Nos dias 25 e 26 de agosto de 2018, a Gastromotiva realizou um evento inédito em parceria com a Universidade Positivo: o Hackaton UP Gastromotiva, que contou com a participação de mais de 85 alunos da UP de diferentes cursos. Eles formaram grupos para criar soluções tecnologicas para quatro desafios relacionados à projetos da organização: a Super-Liga da Comida, o curso Empreenda: Faça e Venda, o Negócio Social e o Relacionamento com a Rede de Restaurantes. Ao todo, 17 grupos participaram da ação e passaram cerca de 36 horas na maratona tecnológica, contando com o auxílio de professores da UP e da equipe da Gastromotiva.

Serviço
Gastromotiva/Gastronomia social
O que é: Focada no lema “Comida que Transforma”, a Gastromotiva é uma organização sem fins lucrativos que capacita jovens de baixa renda na área gastronômica e os ajuda ea encontrar em espaço no mercado de trabalho. Em 12 anos, mais de 5 mil pessoas já foram capacitadas.
Atuação: Desde 2016 em Curitiba, onde conta com a parceria da Universidade Positivo (UP), a organização tem ofertado dois cursos por ano na cidade (um em cada semestre), com vagas para 50 pessoas. Além da Capital, outros municípios brasileiros e mesmo do exterior (em países como México, África do Sul e El Salvador) já contam com a presença e o apoio da Gastromotiva
Como ajudar: para servir mais pessoas nos jantares sociais, atender mais jovens em situação de vulnerabilidade social e ampliar as ações de conscientização, a Gastromotiva pede a ajuda da sociedade, que pode fazer doações financeiras pela internet. Acesse a página http://gastromotiva.org/faca-uma-doacao/ para ver as opções disponíveis.
Inscrições: Podem ser feitas pelo site da Gastromotiva (http://gastromotiva.org/cursos-gratuitos/). Para participar, é preciso ter entre 17 e 35 anos, estar cursando ou já ter terminado o Ensino Médio, além de renda familiar de até três salários mínimos.
Site: http://gastromotiva.org/
Mais informações: (41) 99891-5260