Divulgação/Paraná Clube/Rui Santos – Salazar: seguro nos passes

O zagueiro Salazar virou titular absoluto do Paraná Clube a partir da 8ª rodada da Série B, após a saída de Thales para o futebol da Turquia. No primeiro momento, o jogador colombiano acabou chamando a atenção pelo porte físico, com de 2,00 m de altura. As estatísticas do Sofascore, porém, mostram que ele tem números modestos no jogo aéreo e se destaca mesmo pela segurança nos passes.

Entre os zagueiros dos 20 clubes da Série B, Salazar é o sexto com mais precisão nos passes, com 88,8%. Ele supera dois companheiros de equipe: Hurtado (85,3%) e Fabrício (81,6%).

Salazar, porém, pouco se arrisca nas bolas longas. Fabrício, por exemplo, tem média de 6,36 lançamentos certos por jogo e apresenta precisão de 47,6% nesse tipo de jogada. Já o colombiano só acerta 3,1 lançamentos por partida e tem precisão de 55,2%.

Nos quesitos defensivos, Salazar é o zagueiro que menos faz desarmes na competição, entre todos os 20 clubes, com média de 0,25 por jogo. Como comparação, Fabrício tem média de 1,3 e Hurtado, de 0,7.

No entanto, Salazar tem números semelhantes aos de Fabrício em outros números defensivos. Em interceptações, o colombiano tem média de 1,5 e o capitão da equipe, de 1,8. Em cortes (rebatidas), Salazar aparece com 4,1 por jogo e Fabrício, com 3,9.

A maior surpresa fica no jogo aéreo. O zagueiro que mais vence disputas pelo alto na Série B é Alan Costa, do Avaí, ex-Coritiba, com média de 3,9 por jogo. Salazar tem quase a metade disso, com média de 2,1. Fica atrás até de Hurtado, que ganha 2,7 disputadas aéreas por partida.

Proporcionalmente, o zagueiro que mais ganha duelos pelo alto é Luiz Otávio, da Chapecoense, com 86,8%. Salazar vence 59% dessas disputas e aparece em posição intermediária no ranking.

Foi considerado o limite de dez partidas disputadas pelo jogador na competição em todos os rankings do Sofascore citados acima.