Globo/João Cotta – Novo tempo u2013 Ju00e1 de alguns anos a Reco

O jornalismo da Globo nunca atraiu tantos profissionais da mídia impressa como passou a acontecer a partir do momento em que Ali Kamel foi designado para a sua direção-geral. Ele também proveniente de O Globo, dos tempos de Evandro Carlos de Andrade e Merval Pereira. No início da década passada, a TV Globo foi buscar no rádio, o grande celeiro de então, repórteres como Janaina Lepri, Silvestre Serrano, Fabrício Battaglini e tantos outros. De uns anos para cá, já sob a direção do Ali, o meio impresso veio a se transformar no principal alvo, daí as presenças de Gerson Camarotti, Natuza Nery, Andréia Sadi, Valdo Cruz, João Borges e Renata Lo Prete, além de tantos outros, hoje distribuídos entre os telejornais da Globo e GloboNews. Um pessoal dos mais qualificados, base formada, em condições de garimpar, reportar e analisar a informação com profundidade. Não por acaso também, a contratação agora de Julia Duailibi, que estava na Band, mas alguém com toda uma história nas redações da Folha, Estadão e revistas Veja e Piauí. Isto acaba por destacar duas coisas: a sempre fundamental importância da mídia impressa em gerar tantos talentos, como a capacidade da TV em desejar fortalecer as suas condições de trabalho.


Convocação
Decidida a liberação da Julia Duailibi, a Band optou pela presença da jornalista Laura Ferreira para compor a bancada do ‘Café com Jornal’, informativo do começo das manhãs. Laura que é conhecida pela apresentação do tempo e já trabalhou como apresentadora no programa. 

Reconhecimento
As transmissões da Copa do Mundo têm comprovado que João Guilherme, do Fox Sports, é hoje o melhor da nova geração. Narra sem exageros e sem incomodar. Sempre deixando o óbvio por conta e risco da imagem.

Palavra de Walcyr
Walcyr Carrasco veio a público e desmentiu nota aqui publicada. Disse que não tem novela nenhuma sendo preparada para as 18 horas.

Falando nisso…
Impossível para quem assiste a reprise de ‘Belíssima’, nas tardes da Globo, não sentir saudades do Silvio de Abreu. Como autor, evidentemente.

Como se faz
Marcelo Henrique Martins, no ‘Sem Cortes’, do Ricardo Pereira para a Globo Portugal, mostrou todo o processo de criação de figurinos na TV, desde a redação ao produto pronto. Entrevista com direito a um passeio pelo Saara, maior comércio popular do Rio, como nas áreas de figurino dos Estúdios Globo. Marcelo é titular do ‘Zorra’.

De novo lá
Amanhã, quarta, Leo Dias voltará à Rede TV!, onde esteve há pouco tempo participando do programa da Daniela Albuquerque, que vai ao ar na próxima quinta. Desta vez ele vai gravar ‘O Céu é o Limite’, do Marcelo de Carvalho.

Condição necessária
A Netflix, no entanto, coloca para qualquer ator ou atriz interessado em trabalhar com ela a necessidade de falar inglês. Esta é uma condição indispensável para os seus trabalhos.

Indiretamente
O SBT não tem espaços vendidos para igrejas. Silvio Santos nunca se dobrou à tentação. Mas religião é o que não falta no Raul Gil, programa de lá, com os pastores sempre convidados. Como exceção à regra, o espaço ali está liberado para a invasão evangélica, repetindo pregações ou discursos de intolerância.


Bate – Rebate

  • Antecipado para ontem, segunda, primeiro encontro de Aguinaldo Silva e Rogério Gomes com o elenco de ‘O Sétimo Guardião’, para dar início à fase de leituras.
  • Jojo Todynho será a convidada do ‘Melhor da Tarde’ da Cátia Fonseca, na Band, nesta terça-feira.
  • O ‘Fofocalizando’, do SBT, terá na quarta-feira uma entrevista, ao vivo, do Leo Dias com MC Kevinho, direto de Caruaru. Kevinho, considerado por muitos, a Anitta de calças.
  • Péricles acertou a permanência como cantor da Mangueira. Tudo definido com o dirigente Chiquinho para conduzir o enredo da escola com Marquinho Art’Samba em 2019.
  • Os participantes do ‘MasterChef’, no programa desta terça, irão cozinhar em um dos hotéis mais sofisticados de São Paulo, o Palácio Tangará.
  • Durante toda essa semana o BandSports transmite dois torneios da ATP 500, que estão sendo jogados em Halle, Alemanha, e Londres.
  • Elisa Romero fará a fase jovem de ‘Luz Del Fuego’, no espetáculo em ensaios Ela que também está escalada pela Record na novela ‘Jesus’. A peça reúne no elenco Sabrina Petraglia, Rita Cadillac, Victor Wagner, entre outros, e tem sua estreia programada para 3 de agosto no Teatro Jaraguá, em São Paulo.
  • Como previsto pela coluna, a concorrência sofreu na tarde de domingo, em função do jogo da seleção brasileira. Dados consolidados, das 15h às 16h55, na Grande São Paulo, 51 pontos de média e 80% de participação. No Rio, 51 pontos e 81% de share. 

C´est fini
Aos poucos, sem maiores precipitações, há um esforço da direção da Band em colocar ordem na casa o mais rapidamente possível. Mesmo sem comunicado ou qualquer papel assinado, José Emílio Ambrósio tem funcionado como seu novo diretor geral. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!