SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A fabricante americana de pneus Goodyear anunciou na segunda-feira (10) o fim de suas operações na Venezuela, que vive grave crise econômica. No dia seguinte, o governo assumiu o controle das instalações.

A Goodyear disse em comunicado que foi forçada a interromper as operações. A companhia não explica os motivos, mas alega estar com os salários e pensões de funcionários em dia. Os trabalhadores ganharão também dez pneus cada.

A decisão surpreendeu os operários. “Até sexta-feira a fábrica estava trabalhando normalmente”, afirmou o sindicalista Luis Lovera

A fábrica produzia 20% de sua capacidade instalada, 1.500 unidades diárias.

Na terça (11), o governo anunciou procedimentos para “restaurar a operação e a produtividade da fábrica” da Goodyear como “medida de proteção” para os 1.160 trabalhadores locais.

O regime pediu ainda ao Ministério Público uma investigação criminal contra os proprietários da Goodyear “neste ato de sabotagem”.

Em agosto passado, a fabricante de pneus Pirelli fechou sua fábrica no país por falta de matéria-prima, após 28 anos de operações.

O ditador Nicolás Maduro afirmou nesta quarta-feira (12) que o assessor de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, comanda um plano para invadir a Venezuela e derrubar seu governo.

“John Bolton foi designado, mais uma vez, como o chefe de um plano para encher a Venezuela de violência e buscar uma intervenção militar”, disse. Segundo ele, Bolton coordena o treinamento de mercenários em bases militares na Colômbia e nos Estados Unidos.