AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior reuniu-se nesta terça-feira (16), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com a equipe de governo. Além de secretários e diretores de companhias estatais, participaram o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), general Oswaldo de Jesus Ferreira, o líder do governo na Assembleia, Hussein Bakri, e os deputados estaduais Michele Caputo Neto e Tercílio Turini.

Na reunião, o governador destacou a importância da presença dos gestores estaduais no Interior do Paraná. Ele afirmou que a transferência da sede do governo para Londrina, na semana passada, demonstrou que a proximidade da equipe com lideranças regionais contribui para agilizar medidas e conhecer demandas. “Levar o governo para o interior ajuda a fortalecer presença do Estado e agiliza o atendimento à população e às demandas dos municípios”, disse Ratinho Junior.

O governador também destacou o balanço de 100 dias de gestão, divulgado nesta segunda-feira (15) em coletiva de imprensa no Palácio Iguaçu. Ele reforçou a economia de R$ 80,3 milhões aos cofres públicos, resultado da redução de gastos com pessoal e da renegociação e cancelamento de contratos, e a realização de cerca de 70 ações ao longo do período.

“Nós fizemos uma ação relevante a cada dia e meio de trabalho e nossa intenção é dar continuidade a esse ritmo acelerado de trabalho, sempre baseado no tripé gestão eficiente, planejamento, em especial na infraestrutura, e visão social forte”, afirmou.

EBSERH – Na reunião, o general Ferreira fez uma apresentação do trabalho da instituição. A estatal administra 40 hospitais universitários federais. “Nosso foco é ensino e pesquisa, gestão hospitalar e assistência 100% por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Temos quase 9 mil leitos, 56 mil colaboradores espalhados pelo Brasil e realizamos 375 mil internações por ano”, disse.

A Ebserh é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. No Paraná, o Hospital das Clínicas (HC), localizado na capital, é administrado pela entidade.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, disse que a aproximação com a estatal é importante e que o Governo do Paraná vai estudar de que forma é possível atuar em parceria com órgão federal para fortalecer o atendimento à população do Estado.