Divulgação/Operação Verão/soldado Amanda Morais – Reunião da Operação Verão

O balanço de 60 dias da Operação Verão Paraná 2018/2019, divulgado nesta sexta-feira (22), aponta a redução de crimes e aumento de atendimento do cidadão nos serviços públicos oferecidos pelo Governo do Estado, em comparação com a temporada anterior. O resultado foi apresentado pelo secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Luiz Felipe Kraemer Carbonell, coordenador estadual da Operação Verão.

Ele afirmou que haverá reforço dos serviços durante o Carnaval, principalmente na área da segurança. “Vamos ampliar as ações em Morretes, Antonina e Paranaguá, pois tem um fluxo de turistas que segue para estas cidades, de modo que teremos cerca de 300 policiais militares a mais, além dos já atuantes no verão, garantindo ao cidadão paranaense e de outras regiões um Carnaval mais seguro”, explicou.

Pelo balanço de 60 dias, na área de segurança pública houve redução de 15% nos homicídios e de 29,15% nos casos de roubo, além do aumento no número de pessoas abordadas, que chegou a 37 mi – 125% a mais. Para o Carnaval haverá intensificação de atividades de todos os órgãos participantes para melhor atender a população.

O secretário Carbonell destacou que o sucesso está no alcance dos serviços do Estado à população do Litoral e aos veranistas que passaram pelas praias. “Temos resultados excelentes e isso tem relação com a intensa integração entre todas as secretarias, órgãos e autarquias estaduais que atuam em conjunto para melhor servir ao cidadão”, disse ele. “Ao concluir os 60 dias de temporada não perderemos o ritmo e temos pela frente o Carnaval, quando nosso pessoal estará ainda mais atento para oferecer segurança e serviços de qualidade”, afirmou.

REFORÇO – O Carnaval 2019 terá reforço de efetivo policial durante os dias de folia no Litoral. Segundo o comandante-geral da PM, coronel Péricles de Matos, equipes de unidades especializadas, como o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), estarão nas praias para auxiliar o efetivo da Operação Verão. Também haverá reforço de fiscalizações nas rodovias estaduais pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).

A divulgação do balanço ocorreu durante a reunião entre os representantes das secretarias, órgãos e autarquias estaduais no auditório do Sesc Caiobá, em Matinhos. O Comandante do 6º Comando Regional da PM (6º CRPM), coronel Valterlei Matos de Souza, coordenou o encontro, que contou, ainda, com a presença de profissionais das áreas de segurança pública, saúde, meio ambiente, trânsito e saneamento básico.

SEGURANÇA PÚBLICA – O comparativo entre esta Operação Verão e a temporada passada aponta a queda de índices de criminalidade. Segundo as polícias Militar e Civil, o número de homicídios caiu de 33 para 29 casos (menos 15%). Houve redução de 29,15% de roubos (de 223 ocorrências para 158) e um aumento significativo de prisões de pessoas com mandados de prisão em aberto, que agora chegou a 109 detidos contra 74 no mesmo período da temporada passada.

A Polícia Civil redobrou as atividades em todo o Litoral e obteve a redução de 22,18% nos crimes contra o patrimônio, em comparação com o verão anterior (de 248 casos para 193). As equipes policiais instauraram 180 inquéritos policiais e prenderam 499 pessoas, um aumento de 14,45% em relação ao registrado no período anterior, quando foram 436 prisões.

“Temos uma integração muito grande e os trabalhos são realizados da forma mais rápida possível para que a conclusão dos inquéritos policiais, no término da Operação Verão, a maior parte deles, esteja devidamente relatada e encaminhada à justiça”, disse o coordenador da Operação Verão Paraná pela Polícia Civil, delegado Miguel Stadler.