Divulgação/Celepar – “Se por acaso a bike for furtada ou roubada

Desde novembro, ciclistas do Estado podem cadastrar no Governo Digital nota fiscal de compra, número de série do quadro e incluir informações como marca, modelo e cor, além de postar fotos que identificam o seu veículo. É mais uma inovação da plataforma que ajuda a coibir os furtos de bicicleta no Paraná. 
O Governo do Estado também estuda utilizar o banco de dados da Secretaria de Estado da Fazenda para que a cada compra de uma nova bicicleta o proprietário receba um aviso por SMS e faça automaticamente o cadastro no Governo Digital.
Se por acaso a bike for furtada ou roubada, a polícia tem mais condições de encontrar o dono. Isso porque ainda não há, no Estado, um banco de dados com informações detalhadas de bicicletas, e mesmo quando a polícia encontra uma roubada não consegue identificar o dono para devolvê-la.

Dogs mais seguros
A equipe do Governo Digital planeja lançar outro projeto inovador: a possibilidade de cadastrar o número de animais de estimação com microchip na plataforma. A ideia ainda está sendo debatida com órgãos do Governo do Estado e Prefeitura. 
A inserção do número do cachorro ou do gato no portal pode facilitar a vida do cidadão que perdeu o seu pet. Vale lembrar que para colocar o chip no bicho é preciso ir até a Prefeitura de Curitiba. Ao fazer isso, o cachorro passa a fazer parte do Sistema de Identificação Animal (SIA). 
O microchip é um circuito eletrônico que contêm um código único e inalterável, composto por quinze algarismos, o que impossibilita a duplicidade. O minicartão não contém nenhum tipo de bactéria e não oferece perigo aos bichos. 

Consumidor
No Governo Digital, os consumidores também podem conferir como andam suas reclamações em relação à compra de um produto ou à prestação de um serviço. É possível, ainda, ficar sabendo se já foi marcada audiência de conciliação para resolver conflitos com empresas. A consulta ao andamento de reclamações é feita na hora. Em geral, segundo o órgão, as reclamações que têm a intervenção do Procon-PR são respondidas e/ou resolvidas no prazo médio de 10 dias.

Emprego
Paranaenses com mais de 16 anos que estejam buscando trabalho podem agendar entrevistas na Agência do Trabalhador por meio do Governo Digital. O agendamento é imediato e feito pela internet. É possível, também, pedir seguro-desemprego pela plataforma.