O Governo do Estado realiza nesta sexta-feira (23), em Maringá, a primeira audiência pública sobre a nova norma que regulará o setor de salões de beleza, barbearias e/ou serviços de depilação (exceto laser). A proposta de resolução está sob consulta pública no site da Secretaria estadual da Saúde e também será discutida em seis audiências públicas até o mês de setembro.

Além de Maringá, as cidades de Cascavel (29), Foz do Iguaçu (30), Londrina (13), Curitiba (16) e Pinhais (23) também receberão os eventos. Para o coordenador do Centro Estadual de Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana, as audiências serão a oportunidade de reunir os maiores interessados pelas novas exigências que deverão ser cumpridas.

‘Queremos criar uma norma que realmente possa ser aplicada e por isso queremos a opinião de todos os envolvidos neste processo. O objetivo é dar mais segurança ao cliente e ao profissional que trabalham nesses estabelecimentos, destaca Santana.

Uma das mudanças previstas na proposta de resolução é a obrigatoriedade do uso de autoclave no processo de esterilização de materiais (pinças, alicates, navalhas). Neste caso, ficaria proibida a esterilização por estufas e panelas de pressão.

Pela nova resolução também seria obrigatória a vacinação dos trabalhadores deste setor contra a hepatite B e tétano. Durante as audiências públicas, o tema será tratado por profissionais de saúde para sensibilizar a imunização desse grupo prioritário.

CONSULTA – As contribuições para a consulta pública devem ser encaminhadas por escrito, em formulário próprio (modelo anexo), para o seguinte endereço: Secretaria de Estado da Saúde /Centro Estadual de Vigilância Sanitária – Rua Piquiri, nº 170 – Bairro Rebouças, CEP: 80.230-140, Curitiba – PR, ou para o Fax: (41) 3330-4535 ou, ainda, por e-mail: [email protected]

As contribuições recebidas fora do padrão (formulário) ou fora do prazo não serão consideradas para efeitos de consolidação do texto final do regulamento.

SERVIÇO: Audiência Pública em Maringá.

Data: 23 (sexta-feira).

Horário: 9 horas.

Local: Secretaria Municipal de Saúde de Maringá

Av. Prudente de Morais, 885, Maringá – PR.