AN-PR/Verão Maior

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) estará presente nesta sexta-feira e sábado (24 e 25 de janeiro), em Guaratuba, levando serviços, informações, orientações e até oportunidades de trabalho para os veranistas e moradores da região. “Estaremos oferecendo intermediação de vagas de emprego no ônibus itinerante da Agência do Trabalhador”, conta o secretário Ney Leprevost.

A feira de serviços da Sejuf, como parte do Verão Maior do Governo do Paraná, será realizada na Praça da Bíblia, localizada na avenida Atlântica 1.655, Praia Central, das 15 às 19 horas, com os seguintes serviços: cadastro, orientações e revalidação de carteira de artesão; atendimento psicossocial e assistência a saúde e aferição de pressão no Ônibus Lilás; e orientação individualizada sobre o funcionamento dos aplicativos Paraná Solidário e Paraná Serviços.

A feira vai ter, ainda, a presença do Detran (orientações gerais e recreação), Sanepar (ônibus EcoExpresso, com maquete sobre o Ciclo da Água e o Saneamento Ambiental, para a conscientização sobre o uso racional da água e a conservação dos recursos hídricos, Nota Paraná (emissão de cartão), e Polícia Civil (relações com a comunidade).

Jovens de 15 a 29 também poderão requerer o ID Jovem, documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual

Acessibilidade – As pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção poderão contar com as cadeiras anfíbias, um projeto desenvolvido em parceria com a Sanepar, para transportar pessoas na areia e na água. As cadeiras anfíbias têm rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar, cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável e, por serem mais altas, permitem que o usuário entre no mar em uma profundidade segura. Também estarão sendo disponibilizadas informações sobre o Passe Livre, o transporte gratuito para pessoas com deficiência.

Lazer e recreação – Na sexta-feira (24), a partir das 18 horas, haverá show com a dupla Willian e Renan, que tem atraído centenas de pessoas a cada apresentação no litoral durante o Verão Maior.

Para jovens e adolescentes, haverá apresentação de Shinobi Spirit, um evento de cultura pop, e batalhas épicas de League of Legends, além de outras atividades culturais.

Para as crianças e pais, o Família na Praia ofertará uma série de atividades gratuitas para toda a família, como jogos colaborativos, arteterapia e rodas de conversa.