Gilson Abreu/AN-PR

O Governo do Estado entregou nesta sexta-feira (05) mais 69 carros para reforçar a Estratégia da Saúde da Família (ESF) nos 25 municípios de abrangência da 10ª Regional de Saúde de Cascavel. A doação, de maneira definitiva, foi realizada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e soma um investimento de R$ 2.380.500,00. Ele também apresentou um plano de obras que ampliará para 100% o serviço de coleta e tratamento de esgoto no município.

“Estes carros darão suporte para que as equipes realizem atendimentos domiciliares, dentro da casa dos paranaenses, em especial para a terceira idade, resgatando este programa fantástico da Saúde da Família e levando o serviço e o atendimento para mais próximo das pessoas”, disse o governador.

Esta é a nona entrega de veículos do maior pacote de automóveis já adquiridos integralmente com recursos do Governo do Estado para a Saúde do Paraná. Ao todo, 1.211 carros serão distribuídos aos 399 municípios, somando mais de R$ 41,7 milhões.

“Estamos investindo neste programa da Saúde da Família, que é democrático e atende a todos os municípios. Estes automóveis auxiliarão na visita domiciliar para levar a Saúde até o cidadão mais acamado, ou sequelado pela Covid-19. Isto é a regionalização proposta pelo governador Ratinho Junior, encurtar distâncias e aproximar o serviço de saúde da casa do cidadão”, afirmou o secretário de Saúde, Beto Preto.

Os carros foram distribuídos e acordo com o número de equipes da Saúde da Família em cada município. São automóveis modelo Gol, da Volkswagen, com motor 1.0, ar-condicionado, direção hidráulica e quatro portas.

Foram contemplados os municípios de Anahy (1), Boa Vista da Aparecida (2), Braganey (1), Cafelândia (3), Campo Bonito (1), Capitão Leônidas Marques (4), Cascavel (25), Catanduvas (1), Céu Azul (2), Corbélia (5), Diamante do Sul (1), Espigão Alto do Iguaçu (1), Formosa do Oeste (1), Guaraniaçu (3), Ibema (1), Iguatu (1), Iracema do Oeste (1), Jesuítas (1), Lindoeste (1), Nova Aurora (2), Quedas do Iguaçu (4), Santa Lúcia (1), Santa Tereza do Oeste (2), Três Barras do Paraná (2) e Vera Cruz do Oeste (2).

“Para nós, estes carros são um grande presente. Receber esses veículos dará conforto às equipes que se deslocam até a casa dos pacientes”, disse o prefeito de Cascavel e presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Leonaldo Paranhos, em nome dos prefeitos da Região.

ENTREGAS – Nas últimas semanas foram entregues automóveis para as Regionais de Saúde de Francisco Beltrão, Paranaguá, Maringá, Foz do Iguaçu, União da Vitória, Região Metropolitana de Curitiba, Santo Antônio da Platina e Cornélio Procópio. Agora, o Governo do Estado chega a 438 carros distribuídos.