As cargas consideradas prioritárias poderão passar pelos bloqueios de caminhoneiros nas rodovias do Paraná. A decisão foi tomada em uma reunião de emergência, no fim da tarde de ontem,  convocada pela governadora Cida Borguetti com lideranças dos caminhoneiros, representantes da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e da Polícia Federal (PF) e o chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, Maurício Tortato. As cargas serão identificadas por um selo da Defesa Civil. 
São consideradas cargas prioritárias, insumos hospitalares, medicamentos, comida para hospitais e penitenciárias, produtos químicos para tratamento da água, carga viva, leite, ração para animais da granja, entre outros. 
O acordo vem do grupo de trabalho  epsecial criado na Casa Militar do Paraná ontem, por ordem da governadora. “Estamos estabelecendo ações para garantir a continuidade dos serviços públicos essenciais, principalmente nas áreas da segurança e da saúde, como o abastecimento das frota”, destacou o coronel Tortato.
Eixo levantado
A governadora do Paraná também determinou, também ontem, à Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (AGEPAR) o estudo da viabilidade da não cobrança de pedágio do eixo suspenso dos caminhões enquanto durar a crise de desabastecimento de combustível e o impacto que a não cobrança iria produzir nas tarifas.