O Brasil ganhou nova iniciativa de incentivo ao turismo e à conservação da biodiversidade, a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade, RedeTrilhas.  O objetivo da Rede Trilhas é interligar unidades de conservação, paisagens e ecossistemas naturais. A medida também tem o intuito de reconhecer e proteger rotas pedestres de interesse natural, histórico e cultural, além de sensibilizar a sociedade para a importância do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc). O sistema de trilhas prevê quatro grandes corredores naturais sinalizados com uma pegada amarela sobre uma base preta, indicando o sentido a ser percorrido. Pelo menos, 1,9 mil quilômetros já estão prontos. A meta é estruturar 18 mil quilômetros em 20 anos, com estimativa de movimentar 2 milhões de pessoas por ano.


Reino Unido se prepara para banir canudos, cotonetes e “mexedores”
O Reino Unido quer  conter a produção de lixo de plástico e planeja eliminar a distribuição e vendas de canudinhos plástico em todo o país -, assim como “mexedores” de drinks e cotonetes.Apesar da medida ainda ter que passar por aprovações, segundo a CNBC, a ideia é que ela já passasse a valer entre outubro de 2019 a outubro de 2020. Ou seja, há um ano pela frente para definir bem as regras e dar tempo para o mercado se adequar. O governo ressalta que cerca de 4,7 bilhões de canudinhos, 316 milhões de “mexedores” e 1,8 bilhão de cotonetes (todos de plástico) são usados por ano somente na Inglaterra.



Olhar Curitiba mostra a beleza sustentável das hortas urbanas
Nesta semana, a série Olhar Curitiba traz belas imagens de espaços de cultivo comunitário. As fotos foram feitas pelo fotógrafo da Prefeitura Daniel Castellano, que percorreu algumas das 25 áreas que têm apoio do município e se espalham pelos bairros Alto Boqueirão, Cajuru, Sítio Cercado, Tatuquara, Campo de Santana e CIC.Os locais, antes repletos de lixo ou usados, muitas vezes, como pontos de consumo de drogas, deram lugar a canteiros bem cuidados de frutas e hortaliças.  


Edital busca projetos de uso sustentável  em áreas costeiras 
A Fundação SOS Mata Atlântica abre inscrições para edital que beneficiará projetos na Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte voltados para o fortalecimento de iniciativas para o uso sustentável dos recursos naturais em Unidades de Conservação (UCs) costeiras e marinhas da Mata Atlântica.