O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou ontem (12) – durante a posse do secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes, – que o Governo do Estado vai agilizar os processos de licenciamento ambiental para aliar a sustentabilidade com o desenvolvimento econômico do Estado. Ele também empossou os presidentes das autarquias vinculadas à pasta. Ratinho Junior afirmou que o governo vai qualificar o corpo técnico e modernizar a legislação para tornar mais célere as outorgas de licenças ambientais.

Curitiba treina técnicos para programa de proteção aos rios
A Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba começou ontem (12/2), um treinamento dos técnicos que farão parte das ações de fiscalização e educação ambiental do programa Amigo dos Rios – Ação Ambiental Integrada para Recuperação dos Rios de Curitiba. O lançamento oficial do programa deve acontecer nas comemorações do aniversário de Curitiba, no mês de março. Todas as ações do Amigo dos Rios são viabilizadas com recursos do Fundo Municipal de Saneamento Básico, instituído com o novo contrato da Prefeitura de Curitiba com a Sanepar, em junho do ano passado.

Abrolhos inaugura trilha subaquática noturna
O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no litoral entre Bahia e Espírito Santo, inaugura na semana que antecede o carnaval o seu mais novo atrativo: a trilha subaquática do Chapeirão Mau-Mau. O parque é uma unidade de conservação (UC) federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Chapeirões são formações recifais de rara beleza, únicas no mundo, só existentes em Abrolhos. Têm formato de cogumelos e chegam a ter 20 metros de altura e 50 metros de diâmetro no topo. O trajeto da trilha, que poderá ser feito à noite, com mergulho autônomo, acompanhado de condutores, tem tudo para proporcionar aos visitantes uma experiência inédita e inesquecível, estimulando a visitação no parque.

Hamburgueria em SP produz gás de cozinha com lixo orgânico
Uma Hamburgueria em São Paulo está fazendo a diferença no que se refere a sustentabilidade. A Primata Wings & Burger tornou-se o primeiro case mundial do setor a empregar dois sistemas HomeBiogas, aparelho que transforma material orgânico em energia. Desde o final de 2018, o estabelecimento emprega os aparelhos para reutilizar os restos de alimentos para produzir o próprio gás de cozinha. Já o fertilizante natural é usado no cultivo de salsinha no local, utilizada na produção da maionese caseira, e pode ser doado para os clientes em garrafas long neck, também reaproveitadas das bebidas servidas na casa.