Levy Ferreira/SMCS

O Paraná cumpriu nesta quinta-feira (12) a meta de vacinar 95% das crianças com idade entre 12 meses e 4 anos contra o sarampo e a poliomielite. Iniciada em 6 de agosto, a campanha nacional de imunização contra as duas doenças deveria acabar em 31 de agosto, mas foi prorrogada até 14 de setembro. Para vacinar 100% do público nesta faixa etária, é preciso imunizar pelo menos 25 mil crianças, segundo levantamento preliminar da Secretaria de Estado da Saúde.

Mas, nos municípios pertencentes à 17ª Regional de Saúde (Londrina), 93,7% das crianças já foram vacinadas. Nas cidades da 1ª Regional de Saúde (Paranaguá), apenas 83,7% das crianças tomaram as vacinas. Na 2ª Regional de Saúde (Curitiba e Região Metropolitana), que concentra a maior população a ser vacinada, 86,5% do público-alvo tomou a vacina contra pólio e 85% contra o sarampo.

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, explica que mesmo os municípios que já alcançaram a meta dos 95% devem continuar o trabalho para vacinar o máximo possível de crianças. “O trabalho não pode parar. Quanto mais crianças forem imunizadas, menor o risco de vermos o sarampo e a pólio de voltarem ao nosso Estado”, disse.

Nardi acrescenta que os pais ou responsáveis por crianças com idade para a imunização precisam garantir essa proteção aos filhos, buscando um dos postos de vacinação do Paraná.

No Paraná, até esta quinta-feira (12), haviam sido aplicadas 556.178 doses de vacina contra poliomielite e 552.694 doses da vacina tríplice, que protege contra o sarampo. Entre as 22 Regionais de Saúde do Estado, apenas três ainda não alcançaram a meta de 95% de cobertura vacinal.

SARAMPO – Até 10 de setembro o Ministério da Saúde havia confirmado 1.673 casos de sarampo em todo país. No Amazonas são 1.326 e em Roraima 301. Também já há registros da doença nos estados de São Paulo (2), Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (18), Rondônia (2), Pernambuco (4) e Pará (2). Outros 7.812 casos suspeitos permanecem em investigação. Do total de casos confirmados, oito resultaram na morte do paciente.