Franklin de Freitas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para tempestades na Região Metropolitana de Curitiba e no Sudeste do Paraná. O alerta prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Já para as demais regiões do Estado, o alerta é amarelo, ou seja, de chuva entre 20 e 30 mm/h e ventos intensos (40-60 km/h). Os avisos valem das 11 horas desta terça (21) até as 11 horas desta quarta (22).  Até mesmo para o Litoral do Paraná, o Inmet emitiu aviso, mas sobre ventos costeiros. 

A última tarde da temporada de inverno/2021 foi marcada pelas altas temperaturas na faixa norte do Paraná e pela ocorrência de pancadas de chuva e alguns temporais na metade sul do Estado.  Segundo o Instituto Simepar, nessas áreas mais ao sul, com a chuva e, principalmente, o aumento da nebulosidade as temperaturas já não ficaram tão altas quanto ontem em muitas cidades. Todavia, no norte paranaense o aquecimento foi ainda mais expressivo e tivemos a tarde mais quente do ano em vários municípios: entre as áreas de Paranavaí, Maringá, Apucarana, Londrina e praticamente todas as cidades do Norte Pioneiro.

De acordo com o Simepar, as temperaturas devem cair em Curitiba a partir desta quarta (22), quando a mínima deve ser de 8 graus e a máxima de 16.