Geraldo Bubniak/AEN

Com o avanço de casos de Covid-19, a lista de pacientes à espera de leitos de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) no Paraná pelo SUS aumenta gradativamente. Segundo levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), atualizado na quarta (24), há cerca de 600 pacientes com suspeita ou confirmados para coronavírus na lista de espera por uma vaga, sendo 185 para UTI e 436 para enfermaria. O número pode variar devido à possibilidade de duplicação de dados. Na Grande Curitiba, 139 doentes aguardam um lugar nos hospitais, sendo 33 em UTI e 106 em enfermaria. 

Quatro hospitais com leitos exclusivos para Covid-19 do SUS constam no levantamento da Sesa com 100% de ocupação: Hospital Cruz Vermelha, Hospital Vitória, Hospital do Trabalhador e Hospital Reabilitação. Duas enfermarias também não tem vagas para pacientes com Covid: Hospital Erasto e Hospital do Trabalhador. 

Em todo o Paraná, são 1.521 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 internados. São 1.327 pacientes em leitos SUS (620 em UTI e 707 em leitos clínicos/enfermaria) e 194 em leitos da rede particular (84 em UTI e 110 em leitos clínicos/enfermaria). A taxa de ocupação está em 94%. 

Há outros 1.855 pacientes internados, 656 em leitos UTI e 1.199 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

A secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, explicou que a falta de vagas para o atendimento geral é resultado do aumento no número de casos de Covid-19. “Pós-carnaval, tem sido uma avalanche de casos de Covid-19 nas UPAs e com quadros graves. Quando a sociedade se movimenta, aumenta a proliferação e o número de casos, o que demanda mais internação para a doença, e ao mesmo tempo aumenta o número de acidentes, de trauma e violência. A gente precisa que a sociedade circule menos”, disse a secretária, nesta quinta-feira (25), em entrevista ao telejornal Meio Dia, da RPC.

Pacientes de três hospitais de Curitiba precisaram aguardar em uma fila por atendimento na noite desta quarta-feira, 24. Segundo as informações do telejornal Meio Dia, da RPC, houve fila nos hospitais do Trabalhador, Cajuru e Evangélico Mackenzie para o atendimento geral de pacientes. Nos três estabelecimentos os leitos estavam lotados. Nestes hospitais, de acordo com imagens mostradas pela RPC, pacientes aguardaram dentro de ambulâncias ou até mesmo em tendas do lado de fora dos hospitais.

O secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, tem repetido em entrevistas nos últimos dias que nesta nova onda de Covid-19, o tempo de internamento está maior e a parcela de pacientes mais jovens também aumentou significativamente. 

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quinta-feira (25) 5.622 novos casos confirmados e 110 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 628.999 casos confirmados e 11.380 mortos em decorrência da doença.

Pacientes à espera de vaga

Macro                                                              UTI           Enfermaria          total
Leste                                                               32              55                     87
Oeste                                                                25             51                     76
Noroeste                                                            14             37                     51
Norte                                                                  5              22                    27
Paraná Care                                                        76              165                 241
Central de Leitos Metropolitana de Curitiba             33             106                 139

Total                                                                    185           436                 621

*Dados da Sesa Podem haver casos duplicados do Paraná Care e da Central de Leitos Metropolitana de Curitiba

F