Divulgação/Assessoria de imprensa

Entre os dias 26 e 29 de maio, a iniciativa da Grande Reserva Mata Atlântica participa como convidada do 1º Congresso Brasileiro de Trilhas, realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, e pela Rede Brasileira de Trilhas. O encontro ocorre no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia e representa uma oportunidade para integrar e capacitar atores de diversas partes do Brasil e do mundo, envolvidos na implantação de trilhas de longo curso no território nacional.

O evento conta com a presença de membros de diversos segmentos e de gestores de trilhas em países da América do Norte, Central e do Sul. Sob a liderança da World Trails Network serão discutidas as bases para uma Rede Pan Americana de Trilhas.

Ricardo Borges, um dos coordenadores da Grande Reserva, é o representante da iniciativa no congresso e reforça a importância da participação no encontro, que se apresenta como uma ferramenta estruturante para a integração e a capacitação de pessoas envolvidas na criação e na manutenção de Trilhas de Longo Curso no Brasil. “É uma chance para trocarmos ideias e experiências sobre Ecoturismo e Turismo de Aventura e nos conectarmos com as novidades nacionais e globais”, diz.

A participação da Grande Reserva acontece no dia 26, em duas mesas, uma formada para tratar de trilhas de longo curso como conectoras de paisagens, com um apelo mais focado na conservação da biodiversidade, e outra com foco no Turismo. Na primeira, a Grande Reserva Mata Atlântica e o conceito de produção de natureza como ferramenta que contribui com este objetivo serão apresentados. Na segunda, a Grande Reserva é apresentada como destino turístico. Também será exposto o primeiro mapeamento de trilhas existentes no território da área, que compreende um dos últimos grandes e mais bem conservados fragmentos de Mata Atlântica que restaram no Brasil e no mundo, entre os estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

As trilhas têm como objetivo a conexão das paisagens, funcionando como ferramenta para conservação ambiental e, também, oportuniza aos municípios envolvidos a transformação do turismo local, levando oportunidades de desenvolvimento econômico e social.

No encontro, também estão presentes vários membros da Rede de Portais da Grande Reserva, como a Fundação Florestal e o Legado das Águas, por exemplo, ambas de São Paulo e o ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) A Paraná Turismo, outra parceira direta da iniciativa, também participa do congresso. “Ao participar desta oportunidade, somos convidados a incentivar ainda mais o fortalecimento da marca Grande Reserva Mata Atlântica que, só é possível, graças ao trabalho em conjunto em prol da conexão de ações em andamento que ocorrem nos três estados e buscam favorecer a conservação e a proteção do patrimônio natural”, conclui Ricardo.