divulgação – Candidata do Avante

O prefeito Rafael Greca (DEM) e o candidato do PSL, deputado Fernando Francischini, concentram juntos praticamente metade do tempo reservado para os candidatos a prefeito nas eleições municipais de Curitiba deste ano no horário da propaganda eleitoral gratuita de rádio e televisão. A divisão do espaço entre os dezesseis concorrentes foi definida na última sexta-feira pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR).

A propaganda eleitoral gratuita para o primeiro turno, que acontece em 15 de novembro, será veiculada de 09 de outubro a 12 de novembro. Para prefeito, a propaganda será exibida de segunda a sábado, das 7 horas às 7h10 e das 12 horas às 12h10 no rádio, e das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40 na televisão. Para vereador, haverá somente inserções no rádio e na TV de segunda a sábado.

Dos dez minutos reservados aos candidatos a prefeito em cada um dos blocos da propaganda, Greca ficou com 3 minutos e 16,8 segundos, contra 1 minuto e 58,5 segundos de Francischini. O terceiro maior tempo é o do candidato do PT, Paulo Opszka, com 1 minuoto e 4,5 segundos, seguido de Christiane Yared (PL/PROs), com 50,2 segundos.

Critérios — A divisão de tempo entre os partidos e candidatos leva como base o número de deputados federais eleitos na última eleição de 2018. Com isso, quando maior a bancada de uma legenda ou coligação na Câmara dos Deputados, maior o tempo dos candidatos desse partido no horário eleitoral.

Greca garantiu mais tempo graças a uma coligação de dez partidos: DEM, PSD, PP, PSB, PTB, PSC, PMN, PRTB, Cidadania e Republicanos. PJá Francischini foi beneficiado pelo fato do PSL ter a segunda maior bancada da Câmara, e Opuszka, pelo PT ter o maior número de deputados federais eleitos há dois anos.


ESPAÇO

O tempo dos candidatos a prefeito de Curitiba em cada bloco de dez minutos da propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV:
Rafael Greca: 3 minutos e 16,8 segundos

Fernando Francischini: 1 minuto e 58,5 segundos
Paulo Opuszka (PT): 1 minuto e 4,5 segundos
Christiane Yared (PL/Pros): 50,2 segundos
João Arruda (MDB): 42,5 segundos
Goura Nataraj (PDT): 35,9 segundos
Carol Arns (Podemos): 23,7 segundos
Letícia Lanz (Psol): 16 segundos
Camila Lanes (PCdoB): 16 segundos
Dr. João Guilherme (Novo): 13,8 segundos
Marisa Lobo (Avante): 12,7 segundos
Professor Mocellin (PV): 9,4 segundos
Diogo Furtado (PCO): sem tempo
Eloy Casagrande (Rede): sem tempo
Zé Boni (PTC): sem tempo
Professora Samara (PSTU): sem tempo