Publicidade
Ocupação

Greca expõe a Luciano Huck projeto de recuperação da Caximba

O prefeito Rafael Greca apresentou hoje a Luciano Huck o projeto de recuperação de áreas degradadas da Caximba, entre elas a Vila 29 de Outubro. O empresário e apresentador da Rede Globo esteve no bairro da região sul da cidade gravando com um dos moradores um quadro de seu programa de tevê. Ele foi convidado pelo prefeito a voltar à capital e conhecer os projetos que estão sendo desenvolvidos.

O da Caximba, por exemplo, envolve uma região com ocupações irregulares e é formada em grande parte por área de preservação ambiental. “Me alegra ver o Luciano trazendo sua energia positiva, sua alegria e seu auxílio à população que mais precisa de apoio na nossa Curitiba”, disse o prefeito, que conversou com o apresentador por telefone.

“Fiz questão de mostrar a ele, que é um grande formador de opinião e foi cogitadíssimo para disputar a Presidência da República nestas eleições, que as áreas degradadas da Caximba estão tendo a atenção que precisam e vão se integrar à Curitiba que todos admiramos. Quanto mais atenção atrairmos para este projeto, mais condições teremos de angariar os recursos necessários.”

Segundo Greca, “Luciano Huck é e sempre será muito bem-vindo a Curitiba”.

Amigos - Os dois são amigos há tempos – Greca conheceu o pai do apresentador, Hermes Marcelo Huck, em sua passagem pelo Ministério dos Esportes e Turismo (gestão Fernando Henrique Cardoso). O pai é um renomado advogado, que faz parte do quadro de árbitros oficiais do Mercosul, representando o Ministério das Relações Exteriores do Brasil

O último encontro entre Greca e Luciano Huck ocorreu em Foz do Iguaçu, em março deste ano, onde coincidentemente o prefeito e a mãe de Huck, a urbanista Marta Dora Grostein, comemoravam aniversário.

Huck, de 47 anos, chegou a ser muito cotado para concorrer nas eleições presidenciais deste ano, mas acabou desistindo de participar do pleito.

Recuperação - A Caximba vem recebendo atenção especial desde o início da gestão. No ano passado foi alvo de uma força tarefa concentrada e desde então vem recebendo diversas ações sociais e de saúde.

Em julho, o município deu um passo fundamental para desenvolver os projetos necessários à recuperação das áreas irregulares, com a entrada em vigor do Decreto 688, que criou o Setor Especial de Habitação de Interesse Social – Regularização Fundiária da Caximba.

A medida estabelece a regulação legal para ações nas vilas Dantas, Espaço Verde, Primeiro de Setembro, além da 29 de Outubro.

Além disso, Greca está negociando com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) recursos para reestruturação urbanística e ambiental das áreas degradadas.

DESTAQUES DOS EDITORES