Campeão em 2017 e semifinalista em 2018 e 2019, o Grêmio aposta no seu experimentando elenco para brigar pelo quarto título da Copa Libertadores. O primeiro passo será dado, nesta terça-feira, na Colômbia, diante do América de Cali, em duelo válido pelo Grupo E, marcado para as 21h30 (horário de Brasília).

Os comandados de Renato Gaúcho sabem que um resultado positivo é importante, pois a disputa na chave promete ser intensa, pois o grupo também contará com Internacional e Universidad Católica.

Um problema para o treinador gaúcho é o desfalque do zagueiro argentino Kannemann, ainda em recuperação de uma cirurgia no pé esquerdo. Ele não formará a dupla de zaga com Geromel, que está em condições após também ser submetido a uma operação no joelho direito. Ele fez o retorno ao time no último sábado, em partida contra o Juventude, e nesta terça-feira deve atuar ao lado de David Braz.

“Estudamos muito o América. Agora temos uma conversa com a comissão, vão dizer melhor o que vamos apresentar. Conheço alguns jogadores por jogar contra, têm muita qualidade. Vai ser muito difícil. Não perderam em casa e chegam motivados. Estamos preparados para as dificuldades que vamos ter”, assegurou Geromel.

Como Renato Gaúcho gosta de dizer, o Grêmio tem seu estilo de jogar, independentemente do adversário. Por isso, a equipe deve entrar em campo com uma postura ofensiva. Alisson, Everton e Diego Souza vão se movimentar no setor ofensivo e poderão ter o apoio na criação das jogadas de Thiago Neves, caso Matheus Henrique não tenha condições de jogo.

Será a 20.ª participação do Grêmio na Libertadores, recordista brasileiro em presenças ao lado de Palmeiras e São Paulo. O time gaúcho disputou 193 jogos, com 101 vitórias, 40 empates e 52 derrotas. É o time nacional com mais triunfos na competição.

Pelo lado do América, o técnico brasileiro Alexandre Guimarães disse, após o empate no clássico com o Deportivo Cali, por 1 a 1, no sábado, pelo Torneio de Apertura da Colômbia, que os jogadores estão “salivando” pela partida, e “os torcedores estão há 11 anos esperando por este momento”.

Quatro vezes vice-campeão, o time não disputa a competição sul-americana mais importante desde 2009, sendo que ficou na segunda divisão nacional entre 2012 e 2016. O treinador não poderá contar com três titulares: Luís Paz, Carrascal e Ramos.