SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Grêmio está perto de anunciar a contratação de um zagueiro, mas não deve ser Gil, atualmente no Shandong Luneng-CHI, e nem Luan Peres, do Club Brugge-BEL. O clube gaúcho procurou o Santos e negocia para assinar com David Braz. O jogador está no Sivasspor, da Turquia, mas volta ao Brasil no final do mês.


Aos 31 anos, David Braz é visto como opção mais viável do momento para compor o elenco do Grêmio, carente de zagueiros pelas lesões de Marcelo Oliveira e Paulo Miranda.


“O Grêmio está perto (de anunciar um zagueiro)”, disse Alberto Guerra, diretor de futebol do Grêmio, após o jogo com o Corinthians, no sábado. “No momento oportuno vamos informar”.


No domingo, GaúchaZH e Rádio Grenal noticiaram negociação em andamento por David Braz. O UOL Esporte confirmou as tratativas entre Grêmio e Santos. Ainda existe cautela sobre a conclusão da investida.


David Braz passou Gil e Luan Peres pelas circunstâncias. O zagueiro do Shandong Luneng tem oferta do Corinthians e é considerado um reforço de peso. Com outro status, na comparação com as outras alternativas. O investimento nele seria um negócio de ocasião pelo contrato perto do final na China.


Luan Peres, por sua vez, é alvo antigo e agora o Grêmio recebeu relato de que o Club Brugge topa o empréstimo. O movimento pelo ex-jogador do Fluminense não foi unanimidade e a operação entrou em compasso de espera. Surgiu, então, nova opção: David Braz.


A ideia é assinar empréstimo de David Braz, mas o zagueiro – se for contratado, só poderá atuar pelo Grêmio depois da Copa América. O fato se justifica pela reabertura da janela de negociações do exterior.


David Braz está emprestado ao Sivasspor até 31 de maio, mas tem contrato com o Santos até agosto do ano que vem. Antes de jogar na Turquia e na Vila Belmiro, ele passou por Palmeiras, Panathinaikos, Flamengo e Vitória.