O oitavo boletim informativo sobre a situação da gripe no Paraná, divulgado nesta segunda-feira (29), aponta que mais seis pessoas morreram no Estado por conta da doença, fazendo subir a 44 o número de vítimas da gripe desde o início do ano. O número de casos da doença confirmados em todo o Estado chegou a 1.069, sendo que a maioria (479) foi causada pelo vírus Influenza A H1N1.

As novas mortes foram registradas entre os dias 11 e 21 de julho nos municípios de Curitiba, Grandes Rios, Umuarama, Terra Boa, Colorado e Cascavel.

Os dados fazem parte do monitoramento realizado pelo Governo do Estado para acompanhar o comportamento dos vírus respiratórios circulantes no Paraná. De acordo com série histórica da secretaria, o H1N1 é o vírus da gripe que mais circula desde 2009, ano da pandemia mundial.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, explica que isso ocorre porque todas as pessoas estavam susceptíveis a esse subtipo viral. Quando a pessoa tem contato com um determinado tipo de vírus, ela adquire imunidade a ele. Contudo, o Influenza pode sofrer mutação ao longo do tempo e por isso é necessário a vacinação todos os anos para garantir proteção, destaca.

Outra forma de se proteger da gripe é manter hábitos saudáveis durante o dia a dia. Medidas simples como lavar as mãos, manter ambientes bem arejados e evitar o contato com pessoas com suspeita de gripe são algumas das recomendações da médica e coordenadora do Centro de Informações e Respostas Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-PR), Mirian Woiski.

São precauções que devem ser incorporadas ao cotidiano de todas as pessoas, independente da estação do ano. Como no inverno a tendência é que as pessoas fechem os ambientes por causa do frio, o risco de contágio é maior e essas medidas devem ser reforçadas, explica a médica.

Veja algumas orientações para se proteger da gripe: 

– Higienize as mãos frequentemente utilizando água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar; 
– Utilize solução de álcool gel após a higiene das mãos; 
– Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca após contato com superfícies (mesas, computadores de uso comum, maçanetas, botões de elevador, entre outros); 
– Não compartilhe alimentos, copos, talheres, toalhas e objetos pessoais; 
– Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenço descartável; 
– Sempre que possível, evite aglomerações ou locais pouco arejados; 
– Mantenha ambientes ventilados, inclusive em transportes coletivos; 
– Adote uma rotina frequente de limpeza dos sistemas de ar condicionado; 
– Evite o contato próximo com portadores de síndromes gripais ou outras doenças respiratórias;
– Mantenha seu ambiente de trabalho sempre bem higienizado.