DIDÁTICA
Preocupados com o material didático aplicado em escolas públicas e particulares, um grupo de pais de alunos fez levantamento de informações que estão sem fonte oficial ou dados científicos publicados nos livros. O grupo busca atualização do conteúdo por meio de uma visão científica, além da obrigatoriedade de inserir fatos e dados oficiais. Foi assim que nasceu a associação De olho no material escolar. No levantamento realizado, os responsáveis pela associação constataram que muitas informações referenciadas no passado latifundiário da economia rural são aplicadas ao estudo da realidade atual.

INTERNET
A transformação digital do Governo Federal avança ainda mais no campo para facilitar a vida dos produtores rurais de todo o país. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou a Plataforma de Governança Territorial do Incra, que reúne diversos serviços essenciais do instituto para beneficiários da reforma agrária, ocupantes de áreas rurais da União e proprietários de imóveis rurais.

SAFRA 2021/2022
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou o 1º Levantamento da Safra Grãos 2021/2022. A previsão é de uma safra de grãos recorde para o período, com o acréscimo de 35,87 milhões de toneladas em relação ao volume obtido no ciclo anterior. A estimativa é de um aumento de 14,2%, que, se confirmado, elevará a produção total a 288,61 milhões de toneladas, registrando um novo recorde.

CRÉDITO
Nos três primeiros meses de operação do Plano Safra 2021/2022, os produtores rurais, cooperativas e agroindústria contrataram R$ 97,75 bilhões para financiar a atividade agropecuária, florestal, aquícola e pesqueira. O valor representou incremento de 37% em relação ao mesmo período do ano anterior, distribuídos em mais de 668 mil contratos (+3%). Os números estão no balanço do crédito rural divulgado, pela Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura.

AJUDA
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou um posicionamento frente às negociações da 26ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP26 – Glasgow), que terá início em outubro. O documento apresenta cinco pontos considerados relevantes, do ponto de vista do setor agropecuária brasileiro, no processo de negociação do novo acordo climático.

ÀGUA É VIDA
O Governo do Estado de São Paulo anunciou, o programa Água É Vida, que traz segurança hídrica para a população paulista como um todo, além de benefícios aos produtores rurais que ficam com a sua capacidade de armazenamento de água potencializada. Mais de 2,1 milhões de pessoas em todo o Estado serão beneficiadas com os investimentos feitos de R$ 400 milhões em ações como perfuração de poços em 120 cidades e revitalização de 3 mil quilômetros de rios ao longo de 260 municípios.

HOMENAGEM
O município de Piracicaba, terra de formação de profissionais que lidam com a agricultura, tem como parte das atividades municipais a comemoração da Semana Municipal de Agroecologia. No dia 3 de outubro, Dia Nacional da Agroecologia e também Dia Municipal da Agroecologia, instituído pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, várias atividades foram programadas, como visitas e palestras na Casa do HipHop, espaço onde aconteceram as programações da Semana.

FRUIT ATTRATION 2021
mais uma edição de um dos maiores eventos de referência global para toda a cadeia de frutas e legumes, a Fruit Attraction 2021. A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil), por meio do projeto Frutas do Brasil, marcou mais uma vez presença neste evento que proporcionou o reencontro comercial dos setores de frutas e vegetais para diversos países.

COMUNIDADE
Convocados pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), jovens estudantes e profissionais em tecnologias desenvolverão propostas para criar uma ferramenta virtual para conectar a Comunidade hemisférica de juventudes rurais das Américas. As iniciativas serão elaboradas durante a Hackathon Juventudes Rurais 2021, atualmente em andamento com 51 participantes do Brasil, Colômbia, Equador, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai e Peru, divididos em oito equipes. (Com informações de assessorias)
* Mauricio Picazo Galhardo é Jornalista.
Email: [email protected]