Arquivo Bem Paraná/Geraldo Bubniak – Silvinho em ação pelo Paraná

Os sete adversários do Paraná Clube na Série D do Campeonato Brasileiro 2022 vivem realidades bastante distintas nesse começo de temporada. Um desses clubes é a surpresa positiva do Campeonato Paulista, enquanto dois amargam a lanterna em estaduais. E há também quem ainda nem entrou em campo em 2022.

Veja a situação de cada um:

PÉROLAS NEGRAS
A Academia Pérolas Negras, fundada em 2009, conquistou a vaga na Série D 2022 por ser o campeão da Copa Rio 2021. O clube de Resende-RJ está na terceira divisão do Carioca, chamada da Série B1. Na edição 2021, foi vice-campeão da B1, mas só o campeão (Olaria) ganha a promoção para a segunda divisão estadual. Em 2022, o time profissional ainda não entrou em campo. Em 2021, a terceirona do Carioca só começou em setembro.

NOVA IGUAÇU
O Nova Iguaçu tem a pior campanha do Carioca 2022, com uma vitória, dois empates e cinco derrotas. Só não é o lanterna porque o Boavista foi punido no TJD-RJ com a perda de sete pontos. A única vitória foi sobre o Bangu, por 1 a 0.

CIANORTE
O Cianorte é o 7º colocado do Paranaense 2022, com quatro vitórias, dois empates e três derrotas. E tem levado a melhor nos confrontos diretos contra o Paraná Clube: aplicou 3 a 0 na atual temporada e, em 2021, eliminou o adversário da capital da Copa do Brasil.

OESTE
O Oeste é o vice-líder da segunda divisão do Campeonato Paulista (chamda de Série A2). Só fica atrás da Portuguesa. O time somou quatro vitórias, quatro empates e uma derrota em 2022.

PORTUGUESA-RJ
A Portuguesa-RJ está em 6º lugar do Carioca, com duas vitórias (sobre Bangu e Audax), dois empates e quatro derrotas.

SANTO ANDRÉ
O Santo André amarga a lanterna do Grupo D do Paulistão, com uma vitória, quatro empates e três derrotas. Comandado pelo técnico Thiago Carpini, o time conta com a dupla de ataque Gustavo Nescau e Júnior Todinho. A referência no meio-campo é o volante Serginho (35 anos, ex-Atlético-MG e Coritiba).

SÃO BERNARDO
O São Bernardo é uma das surpresas positivas do Paulistão. O time lidera o Grupo B da competição, com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas, ficando à frente de São Paulo, Ferroviária e Novorizontino. O time, comandado pelo técnico Marcio Zanardi, tem como destaques três jogadores ex-Paraná Clube: o meia Vitinho (31 anos), o ponta Silvinho (31 anos) e o lateral-direito Cristovam (31 anos). O elenco também conta com o ponta Paulinho Moccelin (27 anos, ex-Londrina e Coritiba), o meia Ravanelli (24 anos, ex-Athletico e Ponte Preta), o atacante Matheus Davó (22 anos, ex-Corinthians e Guarani) e o ponta Rafinha (29 anos, ex-Athletico e Goiás).