Publicidade
Teatro

Grupo Trampulim apresenta o espetáculo 'Manotas Musicais' na Caixa Cultural

Cena da pe\u00e7a Manotas Musicais.
Cena da pe\u00e7a Manotas Musicais. (Foto: Crédito: SESC DF)

A Caixa Cultural apresenta ao público de Curitiba um dos mais divertidos espetáculos de palhaços. “Manotas Musicais” conta as peripécias dos palhaços Benedita Jacarandá e Sabonete que decidem ser músicos clássicos. Para isso, convidam uma banda composta por três atrapalhados integrantes. No meio da performance, Benedita e Sabonete também resolvem ser maestros e transformam a plateia em orquestra, gerando situações que arrancam gargalhas do público. Com um repertório eclético, jogos musicais e gags tradicionais de palhaço, Benedita e Sabonete conduzem o espetáculo de maneira divertida e surpreendente.

 

“Manotas Musicais” utiliza 250 tambores como forma de comunicação e aproximação com o público, propondo que o mesmo se torne protagonista e integre o espetáculo. Os tambores são distribuídos durante a apresentação. Aliado a esta proposta musical está o jogo do palhaço. Nesse espetáculo, as gags tradicionais ganham nova roupagem e são um convite ao riso e à inversão da lógica. O repertório deste espetáculo vai desde “O Trem caipira”, de Heitor Villa Lobos, a músicas inventadas pela banda de palhaços.

Oficina “O Jogo do Palhaço”

 

Prevista para os dias 12 e 13 de abril, a oficina “O Jogo do Palhaço” será ministrada por artistas do Grupo Trampulim na Caixa Cultural Curitiba. A oficina é voltada a atores e interessados pelas artes circenses com idade a partir de 16 anos. Permite ao participante compartilhar caminhos e métodos eleitos pelo Grupo Trampulim durante sua trajetória que levam à descoberta, construção e desenvolvimento de um “estado fértil” para o desenvolvimento do palhaço.

 

O trabalho se baseia na metodologia da canadense Sue Morrison denominada “O Clown através das máscaras”. Realiza, a partir de improvisações, jogos e exercícios corporais específicos que permitem o reconhecimento e a manutenção da inspiração, intuição, entrega e criação, entre outros pré-requisitos para o jogo do palhaço. Na oficina, os participantes aprendem que ser palhaço ultrapassa a condição de fazer graça. Requer escuta, sensibilidade e presença ativa, dentre tantos outros requisitos. A profundidade e a interdisciplinaridade dessa condição exigem que o aprendiz, artista ou amador, lance mão de vários saberes para alcançar a condição de simplesmente ser um palhaço.

Serviço

Teatro: Manotas Musicais por Grupo Trampulim

Local: Caixa Cultural Curitiba. Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR).

Data:14 e 15 de abril de 2018 (sábado e domingo)

Horário:sábado, às 15h e às 18h; e domingo, às 15h.

Ingressos:vendas a partir de 07 de abril (sábado).R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.

Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 14h às 19h.)

Classificação etária:Livre

Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Oficina: “O Jogo do Palhaço”

Data:12 e 13 de abril de 2018.

Horário:das 18h às 22h

Inscrições:Pelo e-mailtrampulim@trampulim.com.br, até o dia 08 de abril. O resultado será divulgado no dia 09 de abril no facebook.com/CaixaCulturalCuritiba.

Vagas:Limitadas (Para atores maiores de 16 anos.)

 

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES