Franklin de Freitas

O domingo, 31 de julho, foi de festa para os ucranianos em Curitiba. Vários grupos folclóricos e várias regiões do Paraná, Santa Catarina, Paraguai, Argentina e Canadá se apresentaram no Memorial de Curitiba pela manhã e outras apresentações devem ocorrer até as 18 horas. O artesanato, outra forte identidade da comunidade ucraniana, também marca presença no espaço.

As apresentações e exposições integram as celebrações do centenário da Sociedade Ucraniana do Brasil e do Dia da Ucrânia, organizadas pelo grupo folclórico Barvinok com apoio da Fundação Cultural de Curitiba.

No 1º andar do Memorial, uma exposição de trajes típicos de diferentes regiões da Ucrânia. “É sempre motivo de alegria celebrar marcos importantes na história da imigração, pois celebrar a memória dos imigrantes é preservar a história de Curitiba”, disse Ana Cristina de Castro, presidente da Fundação Cultural de Curitiba, na abertura do evento.

Na solenidade, tanto o cônsul da Ucrânia em Curitiba, Mariano Czaikoski, como o presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira, Vitório Sorotiuk, destacaram a importância das manifestações culturais, especialmente nesse momento de sofrimento que o país europeu enfrenta pela guerra com a Rússia.

“É mais do que a celebração de uma comunidade no Brasil, é uma demonstração de solidariedade e de união dos povos ucranianos, porque essa guerra não é apenas militar, ela também é cultural”, disse Vitório Sorotiuk.

A primeira apresentação foi do grupo canadense Pavlychenko Folclorique Ensemble. Pelo palco do Pavilhão Étnico do Memorial vão passar os seguintes grupos: Sonhachnek, de Cascavel; da Associação Vesna, de Roncador; Spomen, de Mallet; Fialka, de União da Vitória; Molodh, de Paulo Frontin; Soloveiko e Tchoven, de São José dos Pinhais; Barvinok e Poltava, de Curitiba; Ukrainska Duchá, de Itaiópolis, Vesná, de Mafra; Ballet Ucraniano Roksolana, de Misiones, Argentina; Ballet Prolisok del Centro de Danzas Ecem e Grupo Folclórico Ucraniano Kolos, do Paraguai.

Também participaram da abertura a presidente do grupo folclórico Barvinok, Solange Orestes; presidente da Associação Interétnica do Paraná, Rogério Flor; a cônsul de Luxemburgo, Andrea Vianna e a da Espanha, Blanca Hernando Barco; o arcebispo da Igreja Ortodoxa Ucraniana, Dom Jeremias Ferens; O arcebispo metropolitano da Igreja Greco Católica Ucraniana, Dom Volodomer Koubetch.

Dia da Ucrânia em Curitiba – 100 anos da Sociedade Ucraniana do Brasil
De sábado (30/7) a domingo (31/7), das 9h às 18h
Local: Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79, São Francisco)
Entrada gratuita