Franklin de Freitas

Grupos pró e anti-Lula entraram em confronto na tarde desta quarta (19) nas proximidades da sede da Polícia Federal, no Santa Cândida, onde o ex-presidente Lula está preso. Eles trocaram acusações e se empurraram. O policiamento ainda não foi reforçado na região. O movimento no local aumentou depois que o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal (STF) concedeu liminar para soltura de todos os presos em segunda instãncia. 

O ministro deu uma decisão individual atendendo a um pedido do PC do B para suspender a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. A execução antecipada de pena é considerada um dos pilares da Lava Jato. A decisão pode abrir caminho para a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na liminar, o ministro determina a suspensão de execução de pena para aqueles que tenham sido presos sem que o processo tenha transitado em julgado, como é o caso de Lula. “Bem assim a libertação daqueles que tenham sido presos, ante exame de apelação, reservando-se o recolhimento aos casos verdadeiramente enquadráveis no artigo 312 do mencionado diploma processual”, decide.

O PT-PR emitiu comunicado nas redes sociais pedindo que todos os militantes se dirijam à Vigília Lula Livre pela liberdade de Lula na Rua Sandália Monzon, 210, Santa Cândida – Curitiba "Os companheiros e companheiras que não puderem ir, fortaleçam a campanha por Lula Livre nas redes sociais! Usem a tag #LulaLivreJÁ", diz o comunicado.