Ascom/PMG

Um festival de dar água na boca! 15 pratos com receitas que destacam os sabores regionais, 30 rótulos de cervejas artesanais produzidas em Guarapuava, artesanato guarapuavano e diversos produtos na Feira da Agroindústria. São tantas as atrações do Festival de Inverno Gastronômico que alguns visitantes se anteciparam na escolha do pedido. “Eu escolhi a dedo a cerveja da noite. Eu conhecia algumas e vim com o pedido definido para aproveitar”, disse o guarapuavano João Luiz. Para os que se deixaram surpreender pelas atrações, a avaliação também foi boa. “Já experimentei e a gastronomia está aprovadíssima! Quem não veio ainda, precisa prestigiar”, contou o visitante Luiz Carlos, que veio ao Festival com a esposa, filha e um casal de amigos.

Muitos guarapuavanos fizeram como Luiz Carlos e João Luiz, aproveitando a abertura do Festival de Inverno Gastronômico, no Parque do Lago, nessa sexta (12). “É um evento que nos dá muito orgulho pela valorização do nosso talento, dos nossos sabores, da nossa cultura. É uma oportunidade para fortalecermos a identidade local e regional, mostrando para o Paraná o potencial turístico, cultural e gastronômico que temos”, destacou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho. As mesas cheias, filas nas barraquinhas e movimentação intensa no Parque já mostram o sucesso do Festival. “Ver todas essas famílias, visitantes em movimento dentro do nosso espaço, tudo isso mostra que a população de Guarapuava aderiu ao Inverno Gastronômico, que compartilham conosco essa exaltação das riquezas locais e que, assim como nós, apostam no turismo gastronômico”, afirmou o vice-prefeito, secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro.

Com o Parque cheio, a expectativa dos expositores é otimista. “Trouxemos três cervejas e temos um previsão boa de vendas. Esse festival é uma ótima forma de movimentar a economia local e para nós, cervejeiros, é uma maneira de colocar nosso produto a venda, gerar renda, aumentar a produção e arrecadação para o município”, disse o dono da cervejaria Metzger Bir e expositor do Festival de Cervejas Artesanais, Ezequiel Metzger. Participando pela segunda vez do evento, Renato Gabriel de Lima trouxe este ano o prato Pirogue ao molho ragu com pinhão e linguiça. “O pirogue é um prato tradicional da nossa região e para o Festival eu utilizei ingredientes mais próximos da nossa região. Nossa expectativa é grande, temos uma estrutura muito boa, um espaço legal, tudo para ser um sucesso”, declarou animado o chef, Renato Gabriel de Lima.

Para quem não prestigiou nessa sexta, ainda dá tempo! O Festival de Inverno Gastronômico segue neste sábado (13) e domingo (14), das 10h às 22h, no Parque do Lago. Na programação, cursos gratuitos com chefs guarapuavanos na Arena Gastronômica, Festival de Cervejas Artesanais, Feira da Agroindústria e a premiação dos três melhores pratos, neste domingo, às 17h. A entrada no evento é gratuita e o valor dos pratos varia entre R$15 e R$20.

Serviço: Festival de Inverno Gastronômico

Horário: das 10h às 22h

Data: sábado (13) e domingo (14)

Local: Parque do Lago