A Guarda Municipal deflagrou novas operações preventivas no Parque Barigui, no fim de semana. Nas noites e madrugadas de sexta-feira (14/6) e de sábado (15/6), as equipes do núcleo regional da Defesa Social realizaram abordagens nas imediações do parque, com apoio da Superintendência de Trânsito (Setran).

“A ação procura coibir os atos de vandalismo, perturbação do sossego, consumo de drogas e álcool e também, avaliar as condições de veículos e condutores na área interna do parque”, informa o chefe do núcleo da Guarda Municipal em Santa Felicidade, inspetor João Batista dos Santos.

Como resultado da ação, um condutor foi encaminhado à Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran) por embriaguez ao volante.

Ao todo foram aplicados 35 autos de infração de trânsito por irregularidades diversas, como falta de pagamento do licenciamento obrigatório e pessoas dirigindo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a permissão para dirigir.

“Pessoas sem CNH ou permissão para dirigir têm sido recorrentes nessas ações integradas desenvolvidas no Barigui”, observa o inspetor da Guarda Municipal.

Houve, ainda, casos de veículos com lâmpada queimada e CNH suspensa. Uma motocicleta e 12 automóveis foram guinchados.

“Entre essas situações estava a de um veículo que foi abandonado próximo da área onde a operação acontecia. Os ocupantes saíram do carro, deixando-o aberto e sem chaves”, conta Santos. Em consulta ao sistema foi verificado que o veículo possuía R$ 5 mil em débitos.

Ação continuada
Segundo o inspetor, as equipes que fazem rondas pelo Barigui têm percebido aumento de grupos que marcam encontros no local, via redes sociais, e promovem aglomerações.

“Essa fiscalização continuará ocorrendo dias diferentes, para coibir tais situações”, pontua Santos. Ele reforça que a comunidade pode usar a Central de Atendimento 156 para repassar informações relativas a perturbação de sossego, por exemplo.