Os casos relacionados à importunação sexual em ônibus seguem se repetindo em Curitiba neste ano. Segundo levantamento feito pela Guarda Municipal (GM), desde o ínicio de 2018 já foram registradas 63 ocorrências desse tipo, sendo 22 casos de atos obscenos, oito de conduta inconveniente, seis de importunação ofensiva ao puder e 27 de importunação sexual.
Desse total, 13 casos ocorreram nos meses de outubro, novembro e dezembro, após a mudança que tornou a lei federal sobre o assunto mais rigorosa. Até então, a prática era considerada apenas contravenção. Desde o dia 24 de setembro, a importunação sexual é crime com pena de até cinco anos de prisão.
O episódio mais recente, inclusive, ocorreu ontem na linha Ligeirão Santa Cândida – Praça do Japão, no começo da manhã. Um homem de 39 anos foi detido suspeito de praticar atos libidinosos dentro do transporte coletivo, foi encaminhado à Delegacia da Mulher por guardas municipais, que foram comunicados por populares a prestar apoio à vítima que relatou a ocorrência, uma mulher de 23 anos.
A orientação da Secretaria da Defesa Social ao cidadão que estiver dentro do ônibus e presenciar ou passar por uma situação similar é de acionamento imediato da Guarda Municipal, pelo telefone de emergência 153. A partir da Central de Operações da Defesa Social (Cods), a viatura mais próxima será deslocada para o atendimento.