SMCS/divulgação – Guarda Municipal chegou ao local após receber uma denúncia pelo 153 de corte em uma área atrás do Parque Lagoa Azul

Agentes da Guarda Municipal flagraram, no início da tarde de ontem, o corte irregular de árvores em uma chácara na Estrada do Ganchinho, no bairro Ganchinho. Quatro homens foram encaminhados para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e uma motosserra foi apreendida.

A Guarda Municipal chegou ao local após receber uma denúncia pelo 153 de corte em uma área atrás do Parque Lagoa Azul. No local, os quatro homens – o operador da motosserra, dois motoristas e o proprietário da chácara – foram flagrados no corte de árvores de espécies de reflorestamento como pínus e eucalipto sem a documentação necessária para o corte. Uma área de aproximadamente 100 m² havia sido desmatada.

Os dois caminhões e os troncos cortados pelo grupo foram deixados na área. A Guarda Municipal registrou fotos do local do flagrante para que a a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente dê encaminhamento ao caso.

Apoio – O chefe do Núcleo da Guarda Municipal na Regional Bairro Novo, Inspetor Jônatas Barbosa de Lima, lembra que na região está a mata nativa na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Iguaçu. Ele destaca também que finais de semana e feriados são períodos mais comuns para a prática de desmatamento irregular ou ilegal.

Para combater o corte irregular, Lima diz que o apoio da população é essencial. “Temos os números 153, da Guarda Municipal, e o 156, da Prefeitura, para denúncias. Iremos verificar essas práticas irregulares, para podermos encaminhar aos órgãos responsáveis para proteger o meio ambiente”, destaca.

Histórico – Em junho de 2018, quatro homens haviam sido flagrados no corte de mata nativa em uma área de 10 mil m². Em novembro de 2017, uma ação integrada da Guarda Municipal, da Regional Bairro Novo e da Secretaria do Meio Ambiente autuou o proprietário de uma área no Umbará que teve árvores exóticas cortadas. Cinco pessoas que faziam o corte no local foram levadas à Delegacia Ambiental.

Cortes de árvores em Curitiba devem ter autorização concedida pelo Departamento de Pesquisa e Monitoramento da Secretaria do Meio Ambiente. Após análise do pedido, mesmo que o corte seja autorizado, é preciso fazer a compensação com o plantio de novas árvores.

Para esclarecer dúvidas sobre corte de árvores, procure a administração regional do seu bairro. Para denúncias, o telefone é o 156.