A Guarda Municipal realizou na manhã desta quinta-feira (19) uma operação simultânea nas nove regionais, abrangendo mais de 30 pontos, entre ruas, praças e parques. Esta é a 20ª operação realizada este ano, que é feita sempre em caráter de surpresa, sem datas ou locais previamente divulgados.

Os endereços que recebem a ação reforçada da Guarda Municipal são definidos a partir de denúncias feitas pela população e de estatísticas de crimes.

Na operação desta quarta, foram realizadas 45 abordagens e um homem, de 26 anos, abordado no Centro, foi encaminhado à Delegacia de Vigilância e Capturas por estar com prisão preventiva decretada. Participaram da 20ª Operação, 73 Guardas Municipais, 20 viaturas, duas motos e dois cães do esquadrão antidrogas.

O diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Inspetor Carlos Frederico Carvalho, explicou que a operação simultânea, também denominada de Guarda Cidadã, tem o objetivo de monitorar as áreas mais violentas da cidade.

Foram monitoradas nesta quarta, na Regional Matriz, as praças João Candido, 19 de Dezembro e Eufrásio Correia e a Rua Nestor de Castro. No Bairro Novo, as praças do Hospital Evangélico e das Tendas e o Parque do Semeador. Na Regional Boqueirão as praças Nelson Monteiro, Esmeralda e Eucaliptos, e no Cajuru a Praça Professora Yeda de Souza Castro, no Jardim das Américas; a Praça Abílio de Abreu, no Guabirotuba e a Praça Mansuedem dos Santos Prudente.

No Pinheirinho, a abordagem aconteceu nas praças Soldado Wagner Alves Sampaio, Aníbal Khury e a Capitão Shingo Kuba e na Regional Portão as praças do Japão, Bosque Cambuí e praça Elias Abdo Bittar.

Também foram realizadas abordagens no Parque Barigui e nas praças Neuma Cortes e Walter Moacir Ferri (regional Santa Felicidade); no Jardim Armildo Brwing e nas praças Cidade de Mainz e Carlos Guillen (Regional Boa Vista) e no Bosque do Trabalhador, Praça da União e Praça do Skate, ao lado do Clube da Gente, na Cidade Industrial de Curitiba.