Joana Nunez / ShutterStock

A Copa do Mundo de Futebol é um dos eventos esportivos que movimenta mais dados (e dinheiro) em todo o globo. Com pouco mais de 2 anos até a próxima edição do torneio, muito já se fala a respeito das condições dos times que irão fazer parte do evento.

Fóruns especializados em futebol recebem novas informações a cada dia e sites de aposta, como o www.betting24.se, já começam a organizar dados e receber novos usuários em busca de participar das discussões e mesas de apostas.

Muito se fala a respeito do Qatar, país que irá sediar a edição 2022 da Copa do Mundo.

Apesar de rico, o país tem dimensões reduzidas: 11.571 km

A área, cerca de 4 vezes menor que todo o Estado do Rio de Janeiro, trará novas configurações ao evento, uma vez que esta será a primeira vez que o torneio acontecerá em território tão pequeno.

Mesmo pequenas, as dimensões são vistas com bons olhos pelos organizadores, uma vez que reduzem gastos com passagens aéreas e hotéis para as equipes técnicas. Porém, há algo que preocupa torcedores: as acomodações.

A organização do evento espera cerca de um milhão de turistas durante os 30 dias de duração – 160 mil apenas no dia mais disputado. Segundo comunicados oficiais, os fãs de futebol que visitarão o país árabe podem viajar despreocupados.

Segundo Nasser al-Khater, executivo chefe do comitê local de organização, os turistas “poderão assistir mais de uma partida ao vivo, frequentar as áreas para fãs, praias, restaurantes e atrações culturais, tudo no mesmo dia”.

Além disso, hotéis, apartamentos, áreas de camping e até mesmo navios servirão como acomodação e hospedagem para os turistas. A realidade, contudo, parece ser um pouco mais nebulosa.

Mesmo com as propostas e previsões anunciadas pelos órgãos responsáveis, os organizadores continuam apreensivos com a primeira fase do torneio, em que as 32 equipes – e seus respectivos torcedores – ocuparão as ruas do país.

 

Programação além da Copa

Apesar da proximidade com Dubai e países Emirados Árabes Unidos, Egito e Iêmen, estas áreas não farão parte do roteiro turístico daqueles que viajarem ao Qatar para assistir aos jogos da Copa.

Isto porque os voos partindo do pequeno país para os vizinhos estão suspensos, já há dois anos, devido a crises diplomáticas.

E, mesmo com possibilidades de entretenimento além dos jogos oferecidas pelo país, a estratégia adotada pela equipe de organização promete ser diferente nesta edição do torneio.

Em vez de estimular turistas a permanecer em seu território por alguns dias após os jogos, como ocorrido nas edições anteriores, o comitê organizador da Copa do Mundo no Qatar parece inclinado a sugerir que torcedores assistam múltiplas partidas em um mesmo dia e deixem o país uma vez que seus ingressos já tenham sido utilizados.

Segundo o jornal estadunidense New York Times, a estratégia de acomodação parece ligada à estratégia de vendas de ingressos: um travesseiro por bilhete.

Apesar das incertezas, a edição 2022 da Copa do Mundo de Futebol já tem data marcada: o evento acontecerá entre 21 de novembro e 18 de dezembro.