Franklin de Freitas – Loja decorada para o Halloween

O dia de Halloween, o Dia das Bruxas, comemorado hoje no Brasil, motivou as lojas do comércio a investirem nesta decoração para atrair a clientela. Os shoppings também criaram promoções com a data e realizaram eventos no final de semana passado com esse tema. Lojas de fantasias costumam ter boas vendas nesta época do ano, e bares, restaurantes e lojas de confeitos aproveitam a data para criar eventos e produtos com o tema.
O Halloween começou a cair no gosto do brasileiro apenas nesta última década. Agora, está praticamente incorporada ao calendário do comércio em geral, clubes e escolas, que aliás, foram as primeiras a investir na brincadeira do Dia das Bruxas. 
Em Curitiba, restaurantes  preparam uma comemoração com decoração e cardápios diferentes. Bares vão realizar — ou já realizaram na virada de ontem para hoje — festas temáticas. Docerias preparam pratos inspirados em zumbis, vampiros e bruxas. E algumas lojas prometem produtos também inspirados no terror.
Mas, de onde vem essa tradição?
Origem
A festa tem origem nos costumes celtas, popularizou-se nos Estados Unidos e foi abrasileirada como Dia do Saci. Os celtas comemoravam o festival Samhaim no dia 31 de outubro, pontuando o final do verão no hemisfério norte. Acreditava-se que, nessa noite, a fronteira entre o mundo espiritual e o mundo físico ficaria mais tênue.
O nome vem da expressão inglesa “All Hallow’s Eve”. A expressão “All Hallow’s Eve” significa, literalmente, a véspera do Dia de Todos os Santos. Com o tempo, os falantes da língua inglesa criaram uma contração da frase, nomeando a noite de 31 de outubro de “Halloween”.