Publicidade

Hana Matsuri comemora Buda

O Hana Matsuri, o Festival das Flores, celebra o nascimento de Siddharta Gautma, o primeiro Buda, nos moldes da tradição do budismo japonês. Atualmente ele é realizado em várias cidades do mundo. Em Curitiba é comemorado desde 2005, sendo hoje uma das principais festas da colônia nipo-brasileira na Capital.
Todos os anos atrai milhares de pessoas que acompanham as celebrações cuturais da festa — show de taikô (tambores), Odori e Yosakoi (dança), canções japonesas e artes marciais — como a gastronomia, sempre muito procurada nas dezenas de barraquinhas instaladas na festa, que neste ano aconteceu na Praça do Japão.


Na programação, teve o cortejo dos monges, que abriu o evento na manhã de sábado, e a cerimônia do Kanbutsue, banho de chá dado em uma pequena estátua do Buda, a fim de garantir paz e sorte para o resto do ano. No artesanato os visitantes encontraram origami, kirigami, kimono, happi, bonsai, arte em bambu, ideogramas, móbiles, anime mangá, bonecos, bottons, figuras colecionáveis, entre outros.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES