O Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, participa, amanhã, do Mutirão Nacional contra o Câncer Colorretal. A ação social, promovida pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) em 17 cidades do Brasil, visa mobilizar a população e o poder público para a criação de um Programa Nacional de Prevenção do Câncer Colorretal. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), por ano, o país registra 36 mil novos casos da doença, sendo 2.350 no Paraná.
Publicado em 2018, dados do Observatório da Oncologia revelam que, em 2015, houve 10,55 mortes em decorrência do câncer de cólon e reto para cada 100 mil habitantes do Estado. “Por receio, preconceito ou desconhecimento, os pacientes acabam procurando tardiamente os serviços especializados”, explica a presidente da seção estadual da Sobed no Paraná, Caroline Tatim Saad. “Além dos atendimentos, é importante conscientizar a população sobre a doença e a necessidade de realizar a colonoscopia a partir dos 50 anos”, completa a especialista.
A expectativa é de que cerca de 50 pacientes pré-selecionados no Sistema Único de Saúde (SUS) realizem a colonoscopia durante o mutirão na capital paranaense. “O exame permite o diagnóstico precoce da doença, com melhores resultados quanto ao prognóstico”, diz o Dr. Marcelo Averbach, presidente da Comissão de Ações Sociais da SOBED. Em todo o Brasil a ação irá beneficiar cerca de 600 pessoas.
A colonoscopia é a forma mais segura para identificar possíveis lesões e tumores colorretais, porém é a mais invasiva. Outros exames de rastreio, como os imunohistoquímicos ou a análise de sangue oculto nas fezes, que são menos invasivos, também podem identificar a formação de lesões no canal retal.