O atacante Henrique Almeida, que estava no Coritiba em 2017, foi emprestado pelo Grêmio para o Giresunspor, da segunda divisão da Turquia. O jogador esteve no clube paranaense em 2015. Naquele ano, fez 12 gols em 20 jogos no Campeonato Brasileiro. Em 2016, porém, fracassou no Grêmio. Disputou 17 partidas no Brasileirão 2016, marcou um gol e fez uma assistência. Voltou ao Coxa em 2017, emprestado pelo clube gaúcho. Foi vice-artilheiro do time paranaense no ano passado, com 12 gols em 47 partidas.

O Giresunspor está em quinto lugar na segunda divisão nacional, dentro da área do playoff do acesso. Os dois primeiros sobem direto. O terceiro, o quarto, o quinto e o sexto colocados disputam um mata-mata para subir à primeira divisão.

Na Copa da Turquia, o Giresunspor faz boa campanha e vai pegar o Fenerbahce, 19 vezes campeão turco, nas quartas de final. O clube da cidade de Giresun, de 120 mil habitantes, nunca conquistou títulos nacionais e está na segundona desde 2014. Nas oitavas de final da Copa da Turquia, acabou eliminando o Istanbul Basaksehir, líder da primeira divisão.

O Giresunspor conta com dois brasileiros no elenco: o volante Dodó, 30 anos, ex-Icasa, Atlético-GO e Paulista-SP, e o ponta Jones Carioca, 29 anos, ex-ABC, Náutico, Bahia e Goiás.

Henrique Almeida é um dos 32 jogadores que já deixaram o Coritiba após o final do Brasileirão 2017.