Publicidade
Gente de bem

‘High School Musical' ganha versão com atores que têm síndrome de down

Integrantes do espetáculo ensaiam para a apresentação
Integrantes do espetáculo ensaiam para a apresentação (Foto: Franklin de Freitas)

Desde o seu lançamento nos Estados Unidos, em 2006, o musical High School Musical inspirou diversas peças de teatro, apresentações de dança, filmes e séries por todo o mundo. E uma das versões mais especiais (quiçá a mais especial) do espetáculo será apresentada em Curitiba no próximo dia 10, no Teatro Sesi Portão, com a participação de atores especiais, com sídrome de down.

Segundo Leda Casagrande, produtora e diretora, a peça tratá discussões importantes a respeito de inclusão social e bullyingde forma divertida e com muita música inspirada nos filmes da Disney – além do High School Musical, Descendentes, obra de 2015, é outra inspiração. O trabalho está sendo realizado pela Associação Reviver Down em parceria com a Mirrage Studio Criativo, sendo que os ensaios todos estão sendo feitos no estúdio da Mirrage.

Ao todo, 11 atores participarão do espetáculo. São eles: Aline, Carolina (Cacá), Estefani, Fernando, Henrique, Igor, João Felipe, Larissa, Mariana, Ruy e Tamile. Cinco deles serão alunos/atletas da equipe Lyons, e outros cinco da equipe Tigers, enquanto Henrique interpretará o árbitro das partidas de futebol americano e também um professor da instituição de ensino. Além do pessoal que estará no palco, contudo, toda a cenografia também está sendo preparada por um grupo de especiais que faz arteterapia

“Pintaram quadros, fizeram áudio, vídeo... Vai ser muito bonito e eles vão mostrar o potencial desse grupo especial”, comenta Leda.

Na última quinta-feira, o Bem Paraná marcou presença num ensaio da trupe. A expectativa pelo dia da apresentação é grande, tão grande quanto foi a procura pelos ingressos, que esgotaram em menos de dois dias.

“Adoro fazer teatro e gosto muito das professoras. O mais importante é a união da gente”, diz Cacá, que revela ainda que desde pequena gosta de cantar e dançar. Assim como a maioria dos colegas, ela fará sua estreia numa peça de teatro, embora já tenha feito apresentações de dança anteriormente (também a exemplo dos colegas).

“Estou um pouco nervosa, mas confiante. Tenho vários amigos aqui e tenho muito orgulho de fazer essa peça”, diz Tâmile, explicando ainda que os próprios atores estão aprendendo (e passarão ao público isso também) sobre cooperação, convivívio e inclusão social.

Programa de Férias para crianças vulneráveis

Com brincadeiras e peça teatral, o Programa Guritiba vai realizar uma nova ação cultural para levar atividades culturais e recreativas a crianças em vulnerabilidade social. Desta vez, o encontro será no dia 21 de julho, domingo, no Memorial de Curitiba, região do Largo da Ordem. A entrada é gratuita e aberta ao público.

A ação começa às 10h com “Brincadeiras SEM TOMADA”, dedicadas a pais e filhos. Estão programadas atividades como xadrez, bola, elástico, perna-de-pau e corda. A partir das 11h, no Muralzinho de Ideias, haverá a confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, que além de estimular a criatividade e o interesse pela música, conscientiza as crianças sobre a sustentabilidade e meio ambiente.

Serviço
High School Musical – Associação Reviver Down e Mirrage Studio Criativo
Quando: 10/08, às 19 horas
Onde: Teatro Sesi Portão - Rua Padre Leonardo Nunes, 180
Atores: Carolina, Fernando, Larissa, Estefani, Igor, Mariana, Henrique, Tamile, Ruy, Aline e João Felipe
Produção: Leda Casagrande (produtora e diretora) e Manoela Tyrka (produtora e coreógrafa)
Ingressos: já esgotaram

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES