Foi sob aplausos das equipes que atuam na linha de frente que o primeiro paciente curado do Covid-19 recebeu alta do Complexo Hospital de Clínicas. Admitido na UTI Covid-19 no dia 8 de abril, com quadro de SARSCOV-2/Covid-19, o homem, de 38 anos, necessitou de suporte ventilatório e hemodinâmico invasivo.

Durante esse período, recebeu cuidados intensivos da equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, psicólogos e demais membros que compõe a assistência. Apresentou melhora gradativa, permitindo a retirada da ventilação mecânica no 11º dia de internação, sendo transferido para a enfermaria da infectologia após 15 dias de tratamento em terapia intensiva.

Equipes COVID do CHC trabalham integradas para atender pacientes da melhor maneira possível

A chegada dos pacientes com coronavírus modificou radicalmente a rotina das equipes do Hospital de Clínicas.

Ligia Palu, enfermeira responsável pela UTI COVID-1, destaca o treinamento que todos os profissionais receberam e também as adaptações que estão sendo enfrentadas com a nova rotina, principalmente a de trabalhar 100% do tempo com os equipamentos de proteção individual (EPIs).

“Posso dizer que as equipes se sentem fortalecidas e mais preparadas para esse enfrentamento. O trabalho em equipe se faz presente mais do que nunca. Trabalhamos uns cuidando dos outros, em prol da recuperação dos pacientes”.

A Superintendente do CHC, Claudete Reggiani, parabenizou os profissionais do CHC, que têm trabalhado incansávelmente, mostrando, mais uma vez, o comprometimento da instituição com a sociedade paranaense.  

Juliana dos Santos, enfermeira que acompanhou o paciente durante o processo de alta e reencontro com a família, relata que foi emocionante presenciar esse momento.

“Foi gratificante devolver o paciente para a família dele sem nenhum evento adverso. Saber que ele vai continuar a jornada dele, conquistando sonhos e projetos de vida. Nós temos uma equipe de excelência e vamos continuar nossa missão”.

O paciente deixou um recado para nossas equipes: “foram dias de tratamento no HC. Fui acompanhado por uma equipe ótima. Só tenho a agradecer a Deus e a esses profissionais”.