Heli dos Santos foi condenado nesta quinta-feira (5) a 21 anos e oito meses de reclusão, em regime fechado, por homicídio duplamente qualificado. O homem assassinou a própria esposa, Kelly Cordeiro Fernandes, na frente da filha do casal, no dia 11 de maio de 2010. Segundo a sentença, quando cometeu o crime, Heli estava sob efeito de cocaína.

O Tribunal do Júri de Paranaguá negou as teses da defesa, de homicídio privilegiado, tanto pelo argumento de que foi cometido sob domínio de forte emoção – após provocação da vítima -, quanto sobre o fundamento de relevante valor moral do acusado.

Segundo a Promotoria, o réu, que confessou o crime, estaria inconformado com pedido de separação e teria assassinado Kelly por ciúmes. Segundo a juíza Rita Borges Leão Monteiro, o crime foi praticado por motivo fútil e mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima e suas consequências são gravíssimas, pois o assassinato causou extremo sofrimento psicológico para a família.

De acordo com a sentença, a pena foi agravada em decorrência de violência contra a mulher. Esse é um marco histórico para o combate à violência contra a mulher na cidade de Paranaguá, principalmente pela pena a que o réu foi condenado, afirmou o promotor de Justiça responsável pela denúncia do caso, Rodrigo Otavio Mazur Casagrande.